Política
Representantes da BYD têm primeira reunião com Elinaldo sobre chegada da empresa em Camaçari
Segundo diretor, primeira fase do processo deve funcionar em abril de 2024.
Publicado
em
Por
RedaçãoNa tarde desta segunda-feira (23), o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União), se reuniu pela primeira vez com representantes da BYD e do Governo do Estado. Estavam presentes na ocasião o vice-prefeito Jose Tude (União) e o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos (União). Na reunião, foram discutidos aspectos da implantação da empresa no município, como isenção de impostos, licenças e capacitação para a população de Camaçari.
O diretor técnico da BYD, Alexandre Barbosa, explicou que as instalações da BYD obedecerão a três fases distintas. “A primeira, com previsão para começar a funcionar em abril de 2024, refere-se à adaptação dos antigos galpões para que os primeiros carros sejam montados. Na segunda etapa vamos construir 650 metros quadrados (m²) de uma nova estrutura. A terceira e última fase, traz conceitos muito similares ao que temos na China. Vamos montar um centro de exposição dos veículos e um hotel para abrigar nossos funcionários”, disse.
Durante a reunião, o presidente do Legislativo municipal solicitou à empresa o aproveitamento da mão de obra da cidade no processo. “Essa preocupação em empregabilidade do município, em saber quais são as estratégias para capacitação junto ao Senai, à Casa do Trabalho, junto a Prefeitura Municipal para capacitar o nosso povo. Essa primeira mão de obra também me preocupa e a título de sugestão e de pedido para a construção, para a terraplanagem, para a instalação propriamente dita, para que a gente utilize a mãos de obras de Camaçari”, pediu o presidente.
“Nós temos uma mão de obra, como disse, do nosso vice-prefeito qualificada acerca de carros, mas também temos uma mão de obra muito qualificada na engenharia civil, na construção civil, nos cargos mais diversos para a construção”, destacou.
Na ocasião, também foi apresentada a possibilidade de criar um programa de capacitação técnica da mão de obra local, para que a população de Camaçari tenha a oportunidade de se especializar, através de cursos específicos voltados para a indústria de carros elétricos. “Hoje temos parceria com o Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], que ampliou sua estrutura, e, ainda, temos o Cimatec [Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia], que podemos buscar para dar maior celeridade na promoção dos cursos”, destacou o prefeito Elinaldo.
Leia Também
-
Avenida Jorge Amado ganhará novo parklet com rede Wi-Fi gratuita
-
Transmissão de jogo, música ao vivo e gincana infantil animam fim de semana no Boulevard
-
Bahia Norte e Litoral Norte investem em inteligência como prevenção e atuação para segurança viária nas rodovias
-
Feira Saúde Mais Perto se instala no Colégio Estadual Nadir Araújo Copque, em Arembepe
-
Flávio defende proposta de programa de crédito para empreendedores
-
Emissão do CAF para produtores rurais de Camaçari é iniciada