Opinião
Racistas não passarão, por Sonilton Santos
Cinco casos de racismo foram presenciados em menos de dois meses na Libertadores.

Publicado
em
Por
Sonilton SantosEm menos de dois meses, os fãs de futebol presenciaram cenas lamentáveis de racismo na Copa Libertadores. Lamentáveis e corriqueiras. Precisamente falando, as cenas a que me refiro ocorreram durante o jogo entre River Plate e Fortaleza, na Argentina, no mês passado. Já neste mês, o fato se repetiu no Brasil, no duelo entre Corinthians e Boca Juniors. Novamente na Argentina, entre Estudiantes e RB Bragantino. Também no Equador, quando Emelec e Palmeiras se enfrentaram. Além desses casos, houve um episódio no Chile, quando o Flamengo visitou o Universidad Católica.
Foi isso mesmo que você leu: cinco casos de racismo em menos de dois meses na Libertadores. Desses cinco, todas as vítimas foram torcedores dos times brasileiros. Quatro casos em terras estrangeiras e um em solo nacional. Faz algum tempo que isso já não era presenciado durante o maior torneio futebolístico da América do Sul. No entanto, parece que os racistas sentiram falta e fizeram questão de demonstrar nas arquibancadas que o lado podre do futebol ainda existe. Cenas como bananas sendo atiradas, sons e imitações de macaco foram registradas e vistas por todo o mundo.
Depois desse show de horror nas arquibancadas, quem resolveu entrar em campo e tomar alguma atitude foi a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A entidade alterou o artigo do código disciplinar sobre discriminação e aumentou a multa aos clubes caso seus “torcedores” cometam atos racistas. A multa pode chegar a R$ 513 mil. Além disso, o time da torcida acusada poderá jogar sem público ou ter seu estádio parcialmente fechado.
Eu não sei se isso vai dar certo, mas torço para que sim. Não sou do time que gosta de jogar contra, mas também não visto a camisa da equipe que gosta de tapar o sol com a peneira. Contudo, esperava uma atitude mais firme da Conmebol. No mínimo, uma multa bem maior, perda de ponto e o banimento do racista dos estádios. Não basta o racista pagar uma multa e ser liberado, como no jogo do Corinthians e Boca Juniors, em São Paulo. Além de sofrer no bolso, o agressor tem de ser punido por suas atitudes racistas. Como diz Robin DiAngelo: “Não basta não ser racista, sejamos antirracistas”.
Enfim, nesta terça-feira (17), pela quinta rodada da Libertadores, os times brasileiros entram em campo novamente contra os argentinos e chilenos. Aguardemos o desfecho desses confrontos.
Sonilton Santos é camaçariense, fã de esportes, futebol e praia, estudante de Jornalismo e repórter do Destaque1. Ubuntu!
*Este espaço é plural e tem o objetivo de garantir a difusão de ideias e pensamentos. Os artigos publicados neste ambiente buscam fomentar a liberdade de expressão e livre manifestação do autor(a), no entanto, não necessariamente representam a opinião do Destaque1.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Eliminatórias: Brasil enfrenta Colômbia no Mané Garrincha
-
Gusttavo Lima desiste de se candidatar a presidente da República em 2026
-
Caixa paga parcela de março do Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
-
Repasses do Bolsa Família chegam a 20,5 milhões de famílias a partir desta terça
-
Estão abertas inscrições para o Universidade para Todos
-
Mulheres negras representam 52% do afroempreendedorismo e impulsionam a economia brasileira

Vereadores de governo solicitaram adiamento de audiência pública, mas Câmara não acatou

Linha B2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho em 29 de março

Câmara deve realizar nova audiência pública sobre inscrições do Minha Casa, Minha Vida

Camila Canário toma posse como defensora pública geral do estado na quinta

Moraes nega apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro

Preso por roubos de celulares com Mercedes Benz na Pituba cometia crime com comparsas

Eliminatórias: Brasil enfrenta Colômbia no Mané Garrincha
SineBahia tem oportunidades para Salvador, Dias d’Ávila, Simões Filho, Lauro de Freitas, Camaçari e Candeias

Suspeito de tráfico é preso com arma e drogas na Praça da Simpatia

PC deflagra duas operações simultâneas em Salvador, na Linha Verde e em presídios

Encenação do clássico ‘Casa de Bonecas’ inicia temporada no Teatro Molière em abril

Veja atrações musicais do Pelourinho a partir desta quinta
Boulevard Shopping recebe exposição do Projeto Tamar a partir desta quinta

Bolsa Família: beneficiários com NIS de final 3 recebem parcela de março

Operação Força Total intensifica segurança em toda a Bahia

Feira solidária ‘Artesanato é Arte’ acontece na Casa do Trabalho

Vereadores de governo solicitaram adiamento de audiência pública, mas Câmara não acatou

Câmara deve realizar nova audiência pública sobre inscrições do Minha Casa, Minha Vida
MP-BA aciona Colégio São Paulo por venda casada de material didático
Campeonato de Futsal Solidário movimenta quadra do Nova Vitória neste sábado

Linha B2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho em 29 de março

Universidade Para Todos contará com seis polos em Camaçari

Camila Canário toma posse como defensora pública geral do estado na quinta

Moraes nega apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro
Unijorge abre agendamento para orientação jurídica gratuita
Inscrições para mediadores do Emitec e professores da Educação Profissional e Indígena seguem até terça
