Cultura e Entretenimento
Projeto ‘O Vila Ocupa a Cidade’ promove atividades em distintos espaços culturais de Salvador
A iniciativa contempla ações de cinema, teatro, música e oficinas.
Publicado
em
Por
RedaçãoAo longo do ano, sobretudo neste mês de março, o projeto batizado de ‘O Vila Ocupa a Cidade’, numa perspectiva expandida, promove uma série de ações, criações e colaborações que mantém o Teatro Vila Velha presente e em constante diálogo com a sociedade. Em julho, o espaço cultural completa 60 anos e atualmente está passando por uma reforma em sua estrutura. Com isso, algumas ações estão sendo ofertadas em lugares distintos.
Desta segunda-feira (4) até o sábado (9), a Oficina de Atuação, Criação e Dramaturgias para o Audiovisual abre as atividades do período. A formação trabalhará o aprofundamento e aperfeiçoamento para atores e atrizes e será ministrada pela diretora e coreógrafa Cristina Moura. Ela já atuou em séries e novelas, a exemplo de ‘Todas as mulheres do mundo’, ‘Vai na Fé’, ‘Cara e Coragem’ e ‘Encantado’s’.
Já entre os dias 6 e 10 acontece o Vila Lacre: pequena mostra LGBTQIAPN+, no Museu de Arte da Bahia (MAB). O evento reunirá artistas locais e internacionais. O foco é dar visibilidade às questões LGBTQIAPN+ nas artes cênicas, inicialmente com uma roda de conversa entre pessoas do movimento residentes na capital baiana e o grupo de Portugal ArDemente. Na oportunidade serão realizadas também apresentações de performances, leitura dramática, mesa sobre dramaturgia e oficinas.
Além dessas ações, o Vila Ocupa a Cidade, ainda em conexão com a companhia ArDemente, realiza no Espaço Cultural da Barroquinha, entre os dias 14 e 15 de março, às 19h, o espetáculo ‘O Navio Night’, da obra homônima da escritora e dramaturga francesa Marguerite Duras, falecida em 1996. A montagem, que tem direção de Roberto Terra, foca na construção da identidade, com foco na identidade do corpo e da voz. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
A programação conta ainda com o programa Pé de Feijão Arte e Educação, de formação artística e mediação cultural do Teatro Vila Velha, no MAB. Para esse evento, a entrada é gratuita, e as sessões ocorrerão nos dias 16, às 16h, e 31, às 11h. O projeto conta com o apoio da Baobá Produções e tem patrocínio da Instituto Neoenergia, pelo edital nacional ‘Transformando Energia em Cultura’, e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Laboratório de Teatro Crítico
Nos dias 18 a 24, em alusão ao Dia Mundial do Teatro e ao Dia Nacional do Circo, o Vila Ocupa a Cidade receberá a companhia paulista Latão, com o Laboratório de teatro crítico: um experimento livre com a peça ‘Os Que Ficam’. A entrada é gratuita, e o evento será orientado pelo dramaturgo e encenador Sérgio de Carvalho e pela atriz Helena Albergaria.
O laboratório prático tem foco no teatro épico e dialético, em torno do tema arte, liberdade e censura, com a apresentação de um experimento livre.
Música
No dia 26, a partir das 19h, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) se junta ao Teatro dos Novos no concerto cênico ‘Romanceiro da Paixão’, que acontecerá no Museu de Arte Sacra da Bahia. No repertório estão canções de compositores do Grupo de Compositores da Bahia, que atuou intensamente nos anos 60, em parceria com o Teatro Vila Velha.
Mais informações podem ser obtidas no Instagram do equipamento, através do endereço eletrônico @teatrovilavelha.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Abertura do Natal Luz Salvador é transferida para esta segunda
-
SMS: nova sala de vacinação no Salvador Shopping recebe público a partir desta segunda
-
Confira vagas de emprego do SineBahia para Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Candeias
-
Projeto instala coletores públicos em Salvador e recebe roupas usadas para reutilização
-
Centro de Boxe sedia Campeonato Baiano de Kickboxing neste sábado
-
Confira atrações de Natal promovidas pela Prefeitura de Salvador a partir deste sábado