Após quase três anos, o Vitória volta a ter time profissional de basquete. A novidade foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (6), na Toca do Leão, em Salvador, e a confirmação partiu do presidente do clube, Fábio Mota. A equipe Rubro-Negra disputará a Liga Nordeste de Basquete, e o jogo de estreia será neste domingo (8), contra o Cepe, às 11h, na Associação Atlética, na capital baiana.
“Era um sonho de todos nós começar o basquete, assim como o futebol feminino. Conseguimos encontrar um patrocinador que viabilizou o futebol feminino, que é a Acelen. O basquete é uma aposta que a gente tem, um esporte tradicional que fez história no Vitória. Agora vamos começar do degrau abaixo, projeto de reconstrução”, destaca o presidente do Leão da Barra.
Entre 2015 e 2018, o clube firmou uma parceria com uma universidade de Salvador e montou uma equipe chamada Universo Vitória, que disputou o Novo Basquete Brasil (NBB), elite do basquete brasileiro. O clube chegou aos play offs da competição e ganhou notoriedade. A parceria, no entanto, se encerrou em agosto de 2018, após ambas as partes não entrarem em acordo para renovação. Com isso, o Rubro-Negro baiano caminhou com “pernas próprias” e encerrou o projeto no fim de 2019 em razão da crise financeira.