Fiquem conectados conosco

Geral

Pescadores recebem carteira profissional de aquaviário

Avatar

Publicado

em

Após um curso intensivo de ensino profissional marítimo, 26 pescadores da Costa de Camaçari receberam, nesta sexta-feira (11), um certificado e uma Caderneta de Inscrição e Registro (CIR). A cerimônia foi realizada na Capitania dos Portos da Bahia, no bairro do Comércio, em Salvador. O ato é fruto de uma parceira da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), com a Marinha do Brasil.

A carteira é um documento de identificação com o registro dos dados pessoais do pescador, no qual permite que os trabalhadores estejam habilitados para conduzir barcos até 15 metros de distância. Segundo a coordenação do curso, o intuito da formação é qualificar essas pessoas para que durante o embarque de pesca exerçam a função com eficiência e adquiram o conhecimento acerca das competências do ramo da aquaviária.

A caderneta é válida por cinco anos e para a revalidação do documento o pescador deverá comparecer a Capitania dos Portos da Bahia, apresentar o atestado de saúde ocupacional, uma foto 5×7 cm e documentos pessoais. A abertura da cerimônia foi marcada pelo cântico do Hino Nacional e Hino da Marinha do Brasil, além da exibição de um curta-metragem, intitulado Legal no Mar, onde orienta os pescadores e navegantes a respeito da segurança e conduta no mar de maneira lúdica.

Foto: Tiago Pacheco

Além de receberem a documentação, houve uma premiação simbólica para os alunos de destaque da turma. Pescador de Barra do Pojuca há 12 anos, Carlos Giovani da Silva conquistou a primeira colocação e para ele é uma realização poder participar dessa formação. “Foi a melhor coisa que teve e aqui a gente só veio aprender mais e mais. O conhecimento é a melhor coisa que nós temos”, contou acompanhado ao lado da família.

A primeira-tenente e encarregada da divisão de ensino profissional marítimo, Niljane Alves, elogiou o desempenho e participação dos pescadores no curso. “Eles tem o conhecimento técnico vasto da experiência e do conhecimento de vida, mas o fato deles virem para sala de aula é muito gratificante. Eles saem daqui com os conhecimentos fixados. Porque a gente busca no decorrer das aulas massificar os conhecimentos que são mais importantes e imprescindíveis para eles no mar”, comentou.

UNIÃO 1
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.