A operação nas áreas de risco no bairro Jardim Brasília, em Camaçari, se aproxima dos 90 dias, e segundo levantamento da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), mais de 80 casas foram retiradas nos trechos 8 e 9 do rio, entre as ruas Camamu e da Ciclovia.
A Compdec lembra que a ação consiste na remoção dos imóveis com risco iminente de inundação em períodos chuvosos, e por isso, em um quadro de erosão, podem vir a desabar. De acordo com o órgão, todas as famílias que foram realocadas são acompanhadas por uma equipe socioassistencial da prefeitura e são contempladas, na maioria, com o auxílio-aluguel.
“Esse trabalho é de extrema importância, pois o local é considerado área de risco, devido à complexidade da moradia no entorno do rio. Já tivemos diversos alagamentos e enchentes, como no dia 21 de abril, quando choveu 268 milímetros e ocorreu uma inundação. Todo esse esforço vai fazer com que as pessoas não sofram mais no período de chuva”, pontuou o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares.
Para a gestora da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, essa é “uma ação importante e muito positiva, de garantia de vida das pessoas que ali vivem. O trabalho está sendo realizado em conjunto com diversas secretarias, no sentido de dialogar com os munícipes e encaminhá-los para os serviços necessários”.
Fazem parte da ação as secretarias da Infraestrutura (Seinfra); do Governo (Segov); do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur); do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e da Habitação (Sehab).