Nesta quinta-feira (11), o candidato a governador da Bahia pela federação Psol-Rede, Kleber Rosa, participou de manifestação promovida por centrais sindicais, movimentos sociais e movimento estudantil em defesa da democracia e pelo “Fora Bolsonaro”, que ocorreu no Campo Grande, em Salvador.
“Hoje é Dia do Estudante, e os estudantes estão ocupando as ruas do Brasil para dizer ‘fora Bolsonaro’. A juventude nas ruas para vencer Bolsonaro. Vamos derrotar Bolsonaro ocupando as ruas e nas urnas em 2 de outubro. Fora Bolsonaro e viva a juventude brasileira! Viva o povo brasileiro”, celebrou Kleber Rosa, ao ressaltar que o atual presidente representa uma ameaça à democracia do país, e a sociedade brasileira precisa garantir a eleição de Luís Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno.
O psolista estava acompanhado da candidata ao Senado Tâmara Azevedo (Psol-Rede).
O ato integrou a programação do Dia de Mobilização Nacional em Defesa da Democracia e por Eleições Livres, que teve protestos em diversos municípios do país. Em Salvador, a organização da manifestação foi dos movimentos sociais e sindicais, partidos de esquerda e setores progressistas da sociedade civil.
Na ocasião, também foi intensificada a campanha pela assinatura da Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito, elaborada pela Faculdade de Direito da USP e que já conta com mais de 900 mil apoiadores. O manifesto é inspirado na Carta aos Brasileiros de 1977, um texto de repúdio ao regime militar redigido pelo jurista Goffredo Silva Telles, lido também na faculdade do Largo de São Francisco.