Esporte
Nadadora baiana de 14 anos se destaca em competições de clubes e águas abertas
Luísa Sugimoto participará da Travessia Itaparica-Salvador neste domingo.
Publicado
em
Por
RedaçãoA nadadora baiana Luísa Sugimoto, de 14 anos, vem chamando a atenção pelas conquistas de títulos e medalhas em campeonatos de clubes (piscina) e águas abertas (mar), e se destacando entre as melhores atletas do país, na categoria infantil 2. Ela é campeã infantil no Campeonato Brasileiro de Verão Piscina, na prova dos 800m livre, e atual recordista baiana infantil 2 e juvenil 1 e 2 da Federação Baiana de Desportos Aquáticos – FBDA 2023 de natação nos 200m livre, nas categorias infantil 2 e juvenil 1, com tempo estabelecido de 02:08’21. Também é atual campeã no Torneio N-NE de Clubes nos 50m, 100m e 800m livre, e nos 50m e 100m borboleta, além de ser campeã no Torneio Nordeste de Clubes nos 100m livre.
Luísa iniciou na natação quando tinha 3 anos, após passar por uma situação de quase afogamento. O susto a levou à escolinha de natação, e, com disciplina, foco e treino, se tornou atleta. Destaque na natação da escola, aos 9 anos fez um teste e entrou para o Yacht Clube da Bahia. Um ano depois, foi premiada como melhor atleta baiana de águas abertas e eleita melhor atleta baiana de piscina e águas abertas, em 2021 e 2022, além de campeã baiana de piscina em sua categoria.
Por meio do programa de incentivo do Governo da Bahia, o Faz Atleta, Luísa tem o patrocínio da Acelen. “Ficamos honrados em fazer parte da trajetória de Luísa, incentivando a natação, torcendo por ela e vibrando a cada conquista. Somos uma empresa de energia, e por meio de nossas ações de ESG (ambiental, social e de governança corporativa), podemos impactar positivamente a vida das pessoas. Luísa está de parabéns por mais esse título, o de campeã brasileira infantil 800m livre”, declara Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais, de Comunicação e ESG da Acelen.
Nos dias 10 e 11 de novembro, Luísa participou da última etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas, na Praia de Inema, e conquistou o segundo lugar nos 5km e 10km. Por conta desses resultados, a atleta está sendo monitorada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para integrar a Seleção Brasileira de Águas Abertas em 2024. Somente em 2023, Luísa conquistou 35 medalhas de ouro, 14 de prata e seis de bronze; ao todo, 55 medalhas em 62 provas disputadas este ano, que ainda não terminou.
A nadadora vai participar da Travessia Itaparica-Salvador (TIS), em Salvador, neste domingo (17). Será a primeira vez que Luísa vai nadar 12km, e o palco será o mar da Baía de Todos os Santos. A TIS é uma competição em águas abertas das mais importantes das Américas, certificada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), e vai contar com a presença de atletas de elite, entre elas, Luísa Sugimoto.
Para manter a energia de atleta e conquistar os títulos e medalhas, o ritmo é intenso e acelerado. Luísa tem treinos diários, de segunda a sábado, na água e academia de ginástica. Sua rotina começa às 5h da manhã, com natação, depois escola, retorno para casa, almoço e retomada da natação, às 14h30. Por três vezes na semana, ela frequenta a academia de ginástica. Segundo ela, o foco e a disciplina são fundamentais para dar conta e alcançar os objetivos como nadadora.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Find Weekend: evento valoriza participação feminina no futevôlei
-
Governador da Bahia assina Lei que institui ‘Capoeira nas Escolas’ nesta terça
-
Três campos esportivos têm requalificação finalizada em Camaçari
-
Sonho Americano: 1xBet fala sobre o triunfo da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994
-
Aos 9 anos, estudante de Salvador ocupa primeiro lugar no Open Bahia de Karatê Impacto
-
Estão abertas inscrições para a Corrida de Rua do Yacht Clube da Bahia