Nesta sexta-feira (22), a Câmara Municipal de Camaçari realizou uma sessão especial em homenagem à Campanha da Fraternidade 2024, que aborda como tema ‘Fraternidade e Amizade Social’. A iniciativa atendeu ao requerimento de nº 004/2024, de autoria do vereador Tagner (PT), e contou com a participação de autoridades religiosas do município, da região metropolitana, além da comunidade católica.
“Pra nós é motivo de orgulho fazer parte dessa construção, de mais uma vez debater o tema desta Campanha dentro do Legislativo, de trazer a igreja para dentro desta Casa, e dizer com alegria que somos uma grande família. Muitos não podem estar aqui conosco na Casa do Povo, mas fraternidade é também ter o compromisso de falar com a voz de quem não pode. A Câmara é o lugar do embate acalorado, mas é muito mais o lugar do diálogo, porque cada vereador pensa diferente, mas é no diálogo que podemos fazer valer os ensinamentos de Cristo”, afirmou Tagner.
O vídeo oficial da campanha, que iniciou o momento, exalta a mensagem “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Após a passagem da gravação, o bispo diocesano Dom Dirceu de Oliveira assumiu a tribuna e falou sobre a importância de conhecer a proposta, bem como sua área de atuação em projetos sociais.

“A Campanha da Fraternidade não esvazia o sentido da Quaresma, ela dá carne, dá concretude à Quaresma. Aproveito para fazer um apelo para que as pessoas doem para a campanha, porque tantos projetos bonitos são atendidos pelo Brasil, de geração de renda, de assistência social e que ajudam quem mais precisa. Por isso peço que ninguém desanime de doar para a coleta da solidariedade”, pontuou o religioso.
Ainda conforme Dom Dirceu, a Campanha da Fraternidade sempre quer chamar a atenção para um tema existencial e que toca a vida das pessoas.
“Hoje enfrentamos dois problemas em especial, a fragmentação e a polarização da sociedade. Ambos são danosos, e a campanha vem chamando a atenção para isso. Sempre digo que, quando alguém nos faz recordar algo óbvio, é porque alguma coisa não está bem. Então, agradeço essa Casa por nos permitir debater esse tema tão importante para a nossa sociedade, que está enferma”, disse.

O vigário-geral da Diocese de Camaçari, cônego Osmar Júnior, foi um dos palestrantes. Em sua fala, o cônego reforçou que a campanha deve começar no interior de cada cidadão. “Como igreja devemos fazer uma diferença grande, e falar de Fraternidade e Amizade Social é preciso e necessário para a vivência de uma autêntica e verdadeira fé, e não de uma fé de oportunismos. Então, que o senhor nos ilumine, nos fortaleça e que de fato sejamos irmãos e irmãs”, garantiu.
A sessão foi finalizada com orações, louvores e a canção em alusão à Campanha da Fraternidade.