As mães com filhos internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) da Maternidade Regional de Camaçari (MRC), administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESFSUS), serão presenteadas nesta sexta-feira (10) com um dia especial.
Continuando as ações da Semana da Mulher, elas terão estandes de maquiagem, nutrição, massoterapia, realização de bioimpedância (exame que mede a composição corporal, como a quantidade de gordura e massa magra), entre outros. Além disso, a unidade também terá um almoço especial, com o sorteio de brindes.
Desde a quarta-feira (8), quando foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Maternidade tem feito diversas ações similares. Primeiro, o “dia da beleza” foi destinado às funcionárias da maternidade. Agora, o foco são as mães que, por conta dos filhos internados sob cuidado especial, passam mais tempo na unidade.
A Maternidade de Camaçari realizou, desde o início das suas atividades em outubro do ano passado até a quarta-feira, 1.374 partos, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), divididos em cesáreas, normais e naturais — realizados na piscina. A unidade gerida pela FESFSUS oferece condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos especializados de referência para o parto de risco habitual e para gestação de alto risco.
Para essa ação, além do reforço da beleza e da massagem, as mães da UTIN também ganharão diversos brindes por meio de um sorteio.
O atendimento humanizado e resolutivo, com boas práticas e segurança na atenção ao parto, abortamento, nascimento e puerpério, faz parte das diretrizes da unidade e de todos os centros de saúde geridos pela FESFSUS.
Sobre a MRC
A maternidade atende tanto por regulação, via Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), quanto “porta aberta”, realizando todos os procedimentos de forma gratuita pelo SUS. O centro de saúde conta com 105 leitos ao todo, sendo 56 de obstetrícia; oito de gestação de alto risco; quatro de cirurgia ginecológica; quatro de cirurgia plástica; oito de neonatologia clínica; 10 de UTI neonatal; 10 de UCI convencional, e cinco de UCI canguru.
A maternidade fica localizada na Rua Principal do bairro Jardim Limoeiro, em Camaçari, ao lado do Hospital Geral de Camaçari (HGC). Desde o início do funcionamento da Maternidade, os leitos da ala dedicada à obstetrícia do HGC foram voltados para pacientes com outro perfil, aumentando a capacidade de atendimento da unidade em diversas especialidades.
Além da MRC, a FESFSUS também administra o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS) e as policlínicas dos bairros de Escada e Narandiba, em Salvador. A fundação também é responsável pelo Projeto Primeiro Emprego (PPE), que oferece oportunidades de entrada no mercado de trabalho para profissionais da área de saúde.





