Fiquem conectados conosco

Geral

Jauá celebra Bom Jesus dos Navegantes com muita fé e alegria no primeiro dia de lavagem

Mirelle Lima

Publicado

em

Centenas de pessoas renderam homenagens ao padroeiro de Jauá, Bom Jesus dos Navegantes, nesta sexta-feira (24). O cortejo religioso e cultural deu início a lavagem que segue até segunda-feira (27).

Barley contou que a preparação das festas ocorrem em conjunto com todas as secretarias. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

O coordenador de Eventos, Júnior Barley, destacou que agora se encerra o ciclo das festas populares de janeiro e começa a preparação para o Festival de Arembepe, que ocorrerá de 20 a 23 de março. “É com muito trabalho e muita dedicação que organizamos as festas, para que a população possa curtir e aproveitar da melhor maneira, afinal, é uma tradição que merece ser valorizada”, contou.

Pai Cosme participa das lavagens de Camaçari há mais de 20 anos. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Emocionado, o sacerdote do terreiro Ilê Axé Babaomi em Camaçari, Pai Cosme, relata que estar presente nas festas populares é uma forma de fortalecer as raízes religiosas. “Para a gente da religião de matriz africana, do Candomblé, é muito importante pra que não acabe essa tradição. Então estar aqui hoje, homenageando Bom Jesus dos Navegantes é uma honra, é um prazer”, destacou.

O vereador Jackson acompanhou o cortejo com a oposição. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Para o vereador Jackson do Gravatá (PT) a festa é uma ocasião para estar junto aos moradores da região. “O ciclo de lavagens da orla de Camaçari é uma manifestação religiosa e também cultural, é o momento também dos pescadores daqui da região, é um momento de pura alegria”, afirmou.

Elinaldo disse que deseja realizar todas as demandas da população de Jauá. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

O prefeito Elinaldo Araújo (DEM) frisou que este é um momento de celebração e alegria. “A festa tá linda, já foi mostrado que vai ser uma grande lavagem […], é o momento de pedir bênçãos, de paz e união”, enfatizou.

O gestor ainda falou sobre o projeto de requalificação da lagoa de Jauá. A ordem de serviço para início da obra será assinada na próxima terça-feira (28) e de acordo com Elinaldo, o serviço terá duração de seis meses. “Conversei com várias lideranças da região para entender as necessidades, uma obra como essa irá fortalecer o turismo da nossa região”, contou.

O sentimento por Bom Jesus dos Navegantes guiou os três quilômetros de percurso até a igreja católica da localidade. Ao som do tradicional cântico de Senhor do Bonfim, o cortejo foi encerrado e teve início a parte profana da festa, que terá cerca de 10 atrações locais e estaduais.

Leia também

Confira a programação do Boulevard neste fim de semana

Zé do Pão fica no PTB, mas sem ‘nomes de peso’; atual cenário pode complicar reeleição

Agenda: veja quais são as opções para se divertir no fim de semana em Camaçari

Lavagem de Jauá: música, praia e alegria marcam show do grupo Samba na Praça

Em abril, Braskem fecha de forma definitiva a fábrica de cloro-soda no Polo Industrial de Camaçari

UNIÃO 1
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.