Saúde
Fios da Alegria: Osid reforça campanha de doação de cabelos para produção de perucas
A ação beneficia pacientes em tratamento do câncer na instituição.
Publicado
em
Por
Mariane SenaEm meio à chegada do mês de março, período em que acontece o ‘Março Azul’ de conscientização do câncer colorretal, as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) reforçam uma campanha de solidariedade existente na instituição. A ação batizada de Fios da Alegria promove ao longo do ano a doação de cabelos naturais para confecção de perucas que são destinadas aos pacientes em tratamento da doença na instituição.
O objetivo é resgatar a autoestima de mulheres e crianças que estão em tratamento oncológico. Para participar, são elencados alguns critérios. O cabelo deve ser higienizado, e a mecha dever ter no mínimo 20 centímetros de comprimento.
O cabelo cortado deve ser entregue no setor de doações da Osid, situado em frente à sede da organização, na Avenida Dendezeiros do Bonfim, em Salvador. O local funciona todos os dias, inclusive nos fins de semana, das 7h às 12h e das 13h30 às 19h.
Março Azul
O mês de março é conhecido na área da saúde pela cor azul-marinho, em conscientização ao câncer de intestino, que é também conhecido como câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A doença engloba os tumores surgidos na parte do intestino grosso chamada de cólon e reto, localizada no final do intestino, antes do ânus, e no ânus.
Existem dois exames capazes de detectar precocemente a enfermidade. O Teste FIT, que aponta sangue nas fezes mesmo oculto a olho, e a colonoscopia, procedimento de imagem que vê o funcionamento do intestino por dentro. O diagnóstico precoce oferece até 90% de chance de cura.
No tratamento, que poderá incluir cirurgia ou não, o paciente passa por quimioterapia, radioterapia ou terapia biológica. A escolha vai depender da localização do tumor e do estágio da doença.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Ministério da Saúde inclui no SUS cinco procedimentos contra câncer de mama
-
Clivet Unifacs realiza campanha de prevenção ao câncer em cães e gatos
-
Estudo aponta que vacina contra HPV pode beneficiar mulheres já infectadas
-
Setembro Dourado: atenção aos sintomas e diagnóstico precoce são aliados no combate ao câncer infantojuvenil
-
Instituto Nacional de Câncer abre inscrições para nova edição do ‘Curso de Verão’
-
Junho Laranja chama atenção para prevenção e diagnóstico precoce da leucemia