Camaçari
Estação Preço de Fábrica transforma materiais recicláveis em renda para a população
A primeira unidade do Nordeste está localizada no Horto Florestal.
Publicado
em
Por
RedaçãoFruto da articulação da Prefeitura de Camaçari, por meio da Empresa de Limpeza Pública (Limpec) e da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), em parceria com o Grupo Boticário, foi lançada a primeira unidade no Nordeste do Projeto Estação Preço de Fábrica. A iniciativa, concebida e operacionalizada pela startup Green Mining, visa promover ações sustentáveis, transformando materiais recicláveis inutilizáveis em renda para a população.
O lançamento da nova unidade do projeto no Brasil aconteceu nesta quinta-feira (14), no Horto Florestal Linaldo da Silva. No local, poderão ser trocados resíduos de vidro, plástico, papelão, papel branco e papel cartão, mediante cadastro gratuito do interessado no aplicativo Green Mining, disponível para sistemas operacionais iOS e Android.
O diretor-presidente da Limpec, Áldene Motta, observou que a Estação Preço de Fábrica é mais uma das diversas ações que têm a reciclagem como vetor. “Vamos fomentar a reciclagem e a cadeia da reciclagem, a fim de fazer com que as pessoas descartem corretamente, com vistas a devolver os resíduos para o ciclo de consumo”, explicou o gestor, ao abordar o impacto positivo dessa prática na gestão do aterro e na preservação do meio ambiente, bem como a importância dos recicladores, por serem grandes solucionadores dessas questões.
Para a gestora da Sedur, Andréa Montenegro, a união entre sustentabilidade e geração de renda representa a força da iniciativa. “Essa estação [Preço de Fábrica] vai trazer renda extra para a nossa população, que vai ter a oportunidade de já sair daqui com o Pix”, disse a secretária, referindo-se ao meio de pagamento utilizado pela realização da entrega de material, a cada sexta-feira, após atingir montante equivalente ou superior a R$ 10.
Mariana Cavanha, gerente de sustentabilidade do Grupo Boticário, destacou a crença no poder de mudança do projeto. “Precisamos da sociedade junto com a gente, porque sabemos que sozinhos não fazemos nada. Temos a nossa fábrica aqui [em Camaçari], o Polo da Beleza. Então, faz todo o sentido para a estratégia do grupo [Boticário] e onde queremos impactar. Estamos super felizes, e hoje é só o começo dessa operação e de um processo de geração de mudança”, observou.
A Green Mining é desenvolvedora de uma tecnologia de logística reversa inteligente para recuperar embalagens pós-consumo de forma eficiente e trazê-las de volta para o ciclo de produção. Ao revelar uma das razões de trazer a primeira unidade da estação para a Bahia, Rodrigo Oliveira, Chief Executive Officer (CEO) da startup, tratou sobre o aporte mais arrojado no pagamento realizado pela troca de produtos. “Meu avô era baiano, então o sangue corre na veia. Mas a Estação Preço de Fábrica foi, antes de tudo, um grande desafio que o Grupo Boticário trouxe para a Green Mining, de a gente conseguir gerar um impacto não só ambiental, mas social, com grande abrangência. E aí que foi o momento que resolvemos sugerir um grande sonho, o de levar o valor real do material para a mão das pessoas, principalmente catadoras e catadoras, que hoje recebem só 20% do que vale o material, e, agora, conseguem elevar 100% desse valor”, anunciou.
Para Indaiá Gasotti, especialista em Novos Negócios da Ibema Papelcartão – fábrica produtora de papéis para embalagens de maneira inovadora e sustentável – uma das empresas parceiras do projeto, o viés da sustentabilidade foi o elemento afim com a iniciativa. “A Ibema é a terceira maior fabricante de papel-cartão do Brasil e nós temos muito orgulho de ter esse pilar de sustentabilidade muito forte dentro da nossa gestão”, destacou.
Além de Camaçari, existem unidades do projeto em São Paulo, Carapicuíba e Embu das Artes (SP), na região Sudeste, e em Lajeado (TO), na região Norte. A unidade da Estação Preço de Fábrica no Horto Florestal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Com abertura artística feita pelo Projeto Som do Timbal, ainda estiveram presentes no lançamento representantes de outras empresas parceiras.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Câmara: Tagner indica inclusão de Camaçari no projeto Conecta Bahia
-
Dilson participa da 20ª Feijoada do Projeto Kianga e reforça compromisso com políticas PCDs
-
Saiba como doar roupas para o projeto ‘Repense Reuse’ em Salvador
-
Projeto da Coelba que troca resíduos sólidos por descontos na conta de energia chega a Lauro de Freitas
-
Projeto ‘OGORIM – O Audiovisual’ oferece capacitação gratuita para jovens de Salvador
-
Em clima de verão, Nêssa estreia primeiro EP ‘Climão’