Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na sexta-feira (8), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está promovendo uma série de atividades no ‘Espaço Mulher’, montado no Shopping Bela Vista, piso L2. Na ação, as mulheres estão recebendo dicas de saúde e de prevenção, além de poderem se vacinar e participar de oficinas gratuitas sobre empreendedorismo e autodefesa, bem como assistir peças teatrais e musicais.

Na área da saúde estão sendo ofertados testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a exemplo do HIV, sífilis e hepatite, além de aferição de pressão, glicemia, aplicação das vacinas, massoterapia, limpeza de pele, podologia, ventosa, maquiagens e aromaterapia.
“É uma oportunidade que nós temos também de fornecer a elas orientação, palestras, um momento de relaxamento e o prazer de fazer uma maquiagem, de conhecer produtos de empreendedores e de se empoderar. Também teremos palestras sobre arboviroses, já que o momento pede que se trabalhe essa questão, para ajudar no combate à dengue”, afirmou a coordenadora do Distrito de Saúde do Cabula, Jaildes Brito.
Defesa pessoal
Entre as formações está a de defesa pessoal, que ocorrerá nesta quinta-feira (7). Na oportunidade, o espaço vai receber o workshop de defesa pessoal com o tema ‘A importância de a mulher saber se defender na teoria e na prática’, promovido pelo projeto Cuidando das Rosas, por meio do seu idealizador, Delio Lima, faixa preta de jiu-jítsu e coordenador do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no bairro de Valéria.

Além das técnicas de defesa pessoal, a ação vai aprofundar conhecimentos em temáticas como empoderamento feminino e autoestima, ajudando a identificar situações de risco e o estágio de cada uma delas, e acontecerá das 16h às 17h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online no portal do evento, disponível aqui.
Empreendedorismo

Foi projetada ainda uma área para que mulheres exponham os seus produtos e para que potenciais empreendedoras obtenham orientação sobre como investir, com informações técnicas e de programas de recursos financeiros oferecidos pelo município, através da plataforma Compre Delas, desenvolvida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). As consultorias acontecem no período da tarde, sempre das 14h às 17h.