Dias d'Ávila
Dinoélia Trindade: primeira mestra de bilro da Bahia recebe certificado IOV Brasil – UNESCO
Ela é fundadora da Rendavan, associação que surgiu em 2009 em Dias d’Ávila e já atendeu mais de 2.500 pessoas.

Publicado
em

Mulher inspiradora e dona de um belo talento, Dinoélia Trindade, 61 anos, fundadora e presidente da Associação das Rendeiras de Dias d’Ávila (Rendavan), recebeu esta semana o certificado de membra da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV Brasil), parceira oficial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A primeira mestra em renda de bilro da Bahia, reconhecida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), conta que essa certificação é a prova do reconhecimento do seu trabalho. “Ser membra da IOV Brasil, UNESCO, gera uma alegria muito grande ao meu coração, pois vejo que o artesanato na Bahia está, de fato, sendo elevado”, afirma.
Natural de Saubara, localizada no Recôncavo Baiano, a mestra artesã é de uma família com tradições na renda de bilro. Aprendeu o ofício ainda muito jovem com a sua avó, apenas com a ideia inicial de preservar a tradição do artesanato na família, pois, segundo ela, o legado tinha de continuar.
Já casada, mudou-se para a cidade de Dias d’Ávila, no bairro Varginha, e, a fim de contribuir para melhorar a qualidade de vida e empoderar as mulheres da localidade que estavam fora do mercado de trabalho, decidiu compartilhar o seu conhecimento. Foi assim que, em 2009, surgiu a Associação Rendavan.
“A Associação oferece cursos que visam a valorização social, cultural e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários em nosso município. Poder proporcionar e presenciar a evolução e a felicidade dessas famílias é algo muito gratificante para mim enquanto fundadora do projeto”, explica a mestra Dinoélia.
Com o objetivo de ampliar e disseminar o conhecimento da técnica da renda de bilro, através do Projeto Nosso Bordado, ação criada dentro da Rendavan, são oferecidos cursos gratuitos, ministrados pelas próprias artesãs associadas. Além da renda de bilro, são trabalhadas tipologias como corte e costura, crochê, bordado à mão, lapidação em vidro e artefato em couro. Em 12 anos de trabalho, mais de 2.500 pessoas já passaram pela associação por meio dessa ação social.
Atualmente, a Rendavan conta com 57 associadas e coleciona inúmeras conquistas, como o primeiro lugar no Prêmio Servidor Cidadão, em 2018; Prêmio BNDES de boas práticas em economia solidária, em 2015; exposição da renda de bilro em Grand Lyon Paris, na França, por três anos consecutivos; homenagem na revista Ômi Rendeiro – Bélgica, edição 2020; parceria com a marca de cosméticos L’occitane AU BRASIL, com a criação da arte em renda para uma exposição no Rio de Janeiro; participação no livro Máscaras Artesanais pelo Olhar Artesão – SEBRAE.
A Associação Rendavan é certificada como Ponto de Cultura em âmbito federal pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria de Diversidade Cultural; e em âmbito estadual pela Diretoria da Cidadania Cultural da Superintendência do Desenvolvimento Territorial da Cultura.
Pandemia
Há pouco mais de um ano, os brasileiros foram surpreendidos com a chegada da pandemia do novo coronavírus ao país. Desde então, é possível observar que o setor da arte e da cultura é um dos mais afetados economicamente. Por esse motivo, a Rendavan tem passado por dias difíceis.
Devido ao atual cenário, a artesã levanta uma nova bandeira. “Agradeço de coração a todos os reconhecimentos, certificados e premiações que recebemos durante todos esses anos, porém, hoje, mais do que nunca, percebo que a nossa categoria tem a necessidade de ser vista por outro ângulo. Precisamos de uma legislação voltada para beneficiar os artesãos de maneira mais efetiva e pontual”, enfatizou a mestra.
De acordo com dona Dinoélia, as associadas têm unido forças para se reinventar com os produtos, feiras, vendas virtuais, webinários, lives e aulas, que neste momento acontecem apenas de maneira remota.
Interessados em conhecer melhor ou ajudar o projeto podem entrar em contato através do telefone (71) 9 9147-9965. A sede da Rendavan fica situada na Rua da Varginha, nº 280, bairro Cristo Rei.
Leia Também
-
Dias d’Ávila: inscrições para vagas remanescentes nas escolas com vetor disciplinar militar vão até hoje
-
SineBahia tem vagas para Dias d’Ávila, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho
-
Dias d’Ávila terá Corujão de Odontologia com serviços gratuitos nesta quarta-feira
-
Dois homens são presos nas primeiras horas da Operação Neutralização em Salvador e Dias d’Ávila
-
Operação policial resulta na prisão de dois homens por tráfico de drogas em Dias d’Ávila
-
Homem é preso com grande quantidade de maconha em Dias d’Ávila

Erramos: aulas na rede municipal de Camaçari estão mantidas

SineBahia tem vagas para Dias d’Ávila, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho

Erramos: aulas na rede municipal de Camaçari estão mantidas

Termo de Referência da licitação do transporte público deve ser apresentado em março, assegura Elinaldo

Políticos baianos rechaçam deputado gaúcho que comparou a Bahia ao Haiti

Manuel Rocha assume presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural na Alba

Olívia Santana presidirá Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia

União das Pessoas com Deficiência de Camaçari denuncia situação do transporte público ao MP

Copa do Brasil terá confronto baiano na primeira fase

Carnaval do Mercadão da Bahia terá programação gratuita a partir deste sábado

Termo de Referência da licitação do transporte público deve ser apresentado em março, assegura Elinaldo

Rafa Mendes e San Menezes são as atrações do happy hour do Boulevard esta semana

Júnior Borges classifica postura do Governo da Bahia sobre a vinda da BYD como ‘estelionato eleitoral’

Políticos baianos rechaçam deputado gaúcho que comparou a Bahia ao Haiti

“É uma pobreza, tudo pichado e sujo”, diz deputado gaúcho ao comparar Bahia com Haiti

Kleber Rosa pode assumir coordenação-geral da Fetrab

Erramos: aulas na rede municipal de Camaçari estão mantidas

Suspeito de roubar ao menos oito veículos em Camaçari é preso

Pabllo Vittar lança música em parceria com O Kannalha nesta quarta-feira

Blocos afros e de samba fazem prévia de Carnaval no Pelourinho

Teatro Alberto Martins terá aulão de zumba ‘Ela Só Quer Dançar’ em março

Léo Condé é anunciado como novo técnico do Vitória

Fique por dentro do esquema especial de transporte para o Carnaval de Salvador 2023

Erramos: aulas na rede municipal de Camaçari estão mantidas
