Saúde
Crianças de 10 e 11 anos serão primeiro grupo a receber vacina contra dengue em Camaçari
O serviço ocorrerá em 42 unidades de saúde espalhadas pela sede e orla do município.
Publicado
em
Por
RedaçãoA Secretaria de Saúde (Sesau) de Camaçari inicia nesta terça-feira (20) a vacinação contra dengue de crianças de 10 e 11 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde. Mediante o avanço das imunizações, a faixa etária será ampliada até 14 anos. O serviço ocorrerá nas 42 salas de vacinação espalhadas pela sede e orla do município, nas distintas unidades de saúde.
No ato da vacinação, a criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacina, CPF ou cartão SUS. A Sesau salienta que em algumas situações a vacina não pode ser administrada, como no caso de quem está com dengue ou sintomas sugestivos da doença; imunossuprimidos (baixa imunidade); gestante ou lactante (amamentando); e para quem teve dengue há menos de seis meses.
“Todas as nossas servidoras das salas de vacinação estão preparadas com todas as informações necessárias para orientar os pais e as crianças na hora da vacinação. É uma vacina que, até então, não apresentou nenhuma reação adversa”, assegura o secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan.
O gestor da pasta também lembra que a vacina é mais uma arma no combate contra a dengue, mas que os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti, principal espécie que transmite os vírus causador da doença, bem como da febre chikungunya e do zika vírus, são essenciais e devem ser adotados por todos.
“A vacina não substitui os cuidados que devemos tomar para eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, precisamos nos manter vigilantes, acabando com todos os locais que acumulem água a céu aberto, sem tratamento, nos imóveis residenciais e comerciais. Em 2023, os agentes de combate às endemias visitaram 483.414 imóveis, onde eliminaram 443.112 focos do mosquito, mas a população é o maior agente de combate que existe, pois cada um precisa cuidar de sua casa”, alerta Natan.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
SineBahia tem vagas de emprego para Camaçari, Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas e Mata de São João
-
Ivoneide diz que o governo acertou em recuar na MP de fiscalização do pix
-
Lavagem de Abrantes celebra à diversidade da cultura afro-brasileira
-
Caetano garante que Abrantes ganhará UPA e agência da Caixa ainda esse ano
-
Na lavagem de Vila de Abrantes, Sales de Val Estilos destaca a importância de Neidinha na Câmara
-
Confira previsão do tempo em Camaçari neste fim de semana