Cultura e Entretenimento
Com Elisa Lucinda, Jovina Souza e Karina Buhr, Salvador terá primeira edição do festival ‘Flimina’
Confira programação do evento que faz alusão ao mês da mulher.
Publicado
em
Por
RedaçãoNos dias 8 e 9 de março, Salvador sediará a primeira edição da Festa das Mulheres na Literatura (Flimina). O evento, que é promovido pela Caixa Cultural e faz alusão ao mês da mulher, será marcado por uma programação focada no protagonismo feminino, além de debates com temas que envolvem equidade de gênero, desafios sociais e ambientais, bem como a produção de conteúdo digital.
Um dos nomes que integram a grade de convidados é o da atriz e escritora Elisa Lucinda. Ela é finalista do Prêmio Jabuti 2022 pelo romance ‘Quem me leva para passear’ (Editora Malê, 2021), além de ter integrado o elenco da novela ‘Vai na Fé’, da Rede Globo.
Ainda integram o time a escritora e ativista baiana Jovina Souza, autora de ‘O Levante da Fênix’ (2021); a jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum; a artista indígena Yacunã Tuxá; a escritora Aline Bei; e a escritora e colunista da revista Continente Karina Buhr.
A realização do festival é da Bahia Eventos e Mirdad Cultura, com curadoria assinada pela jornalista e pesquisadora Edma de Góis, doutora e mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), com pesquisas na Universidade do Minho (Portugal).
Veja abaixo a programação completa da Flimina:
No 8, Dia Internacional da Mulher, a partir das 19h, a programação da Flimina terá início com o debate ‘Por que lutamos?’, mediado por Suzane Lima Costa. Na ocasião, a mesa discutirá os desafios ambientais e sociais, bem como seu impacto na vida das duas mulheres convidadas, Eliane Brum e Yacunã Tuxá.
Já no sábado, às 10h, o debate terá como pauta o tema ‘Como nascem as ficções produzidas por mulheres?’. O comando será de Mônica Menezes, em consonância com Aline Bei e Karina Buhr.
No mesmo dia, às 14h, a conversa será sobre a importância das plataformas digitais para formar e informar novas gerações de escritoras em todo o país, e vai reunir Ryane Leão e Lorena Ribeiro, dois nomes de destaque na produção de poesia e na divulgação de autoras negras na internet.
Por fim, ainda no sábado, às 17h, acontecerá a mesa intitulada ‘O que pode a palavra’. Os principais eixos abordados serão a criação artística, a literatura escrita por mulheres e o papel da poesia diante dos desafios no mundo. Com mediação de Fernanda Miranda, o momento vai reunir novamente Elisa e Jovina.
Toda programação ocorrerá na sede da Caixa Cultural Salvador, situada na Rua Carlos Gomes, Centro.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Seu Jorge agita Concha Acústica nesta sexta
-
Bruno Reis diz que dialoga com Governo do Estado para ocupação da antiga Fábrica São Brás
-
Terra Samba realiza ensaios de verão com convidados neste mês em Salvador
-
Saúde nos Bairros amplia atendimentos para quatro localidades
-
Corpo de Bombeiros e Embasa distribuirão mais de 43 mil copos de água na Lavagem do Bonfim
-
Festival de Teatro do Subúrbio promove acesso gratuito à arte em bairros de Salvador