Camaçari: mutirão municipal deve realizar mil cirurgias

 

Por Beatriz Santos

O Mutirão de Cirurgias Municipal iniciado hoje (19) pela Prefeitura de Camaçari, no estacionamento do Centro Administrativo, se estende até quinta-feira (22). São distribuídas 250 fichas por dia, a partir das 6h. O primeiro dia de mutirão teve as senhas esgotadas às 11h.

O secretário de Saúde, Elias Natan, diz que “o intuito dessa realização é sanar a longa fila de espera do SUS. Vimos essa necessidade e tomamos a decisão. Todas as pessoas do município que chegarem aqui terão assistência”, enfatizou.

Elias Natan, secretário de Saúde de Camaçari. Foto: Lenielson Pita

Até quinta-feira serão realizadas as triagens, consultas e exames pré-operatórios. A partir de 3 de dezembro as cirurgias acontecerão nos hospitais Centromed e Sermege.

De acordo com a diretora de Regulação SUS Municipal, Elba Brito, a expectativa é atender cerca de mil pessoas nos quatro dias. “Ainda pela manhã já batemos a meta de atendimento. Caso até a quinta-feira não tenhamos alcançado essa meta, planejamos estender o mutirão para que ninguém fique sem atendimento”, afirma.

Durante o mutirão será possível realizar cirurgias de laqueadura tubária, histerectomia videolaparoscópica (mioma), vasectomia, hernioplastia (hérnia), colecistectomia videolaparoscópica (vesícula), hemorroidectomia e excisão de enxerto de pele (hemangioma nevus ou tumor).

“Também mandamos transportes para que os moradores da orla tenham o mutirão. Cerca de mil pessoas serão operadas, então talvez estejamos numa média de R$ 500 mil de investimento. E já pensamos em fazer o próximo mutirão na orla”, revelou o prefeito Elinaldo Araújo (DEM). O gestor explicou que o orçamento com o custo total da ação será feito apenas no final de todo o processo.

Elinaldo Araújo, prefeito de Camaçari. Foto: Lenielson Pita

Para a dona de casa Tiane Santos o mutirão acontece em um momento oportuno. “Acabei de ter bebê e queria realizar a laqueadura, mas não consegui de imediato. Essa ação é uma oportunidade para gente”, contou.

A autônoma Gilma Nascimento também elogiou a ação. “Achei ótimo a iniciativa do prefeito Elinaldo. Espero que tenha outras vezes no ano. Estava esperando algum tempo para fazer a cirurgia de hérnia e agora consegui”, comentou.

Para participar do mutirão os pacientes precisam comparecer ao estacionamento do Centro Administrativo em jejum e apresentar o cartão SUS municipal, RG, CPF, comprovante de residência de Camaçari, solicitação médica e exames já realizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.