Cultura e Entretenimento
Camaçari 265 anos: representatividade marca tradicional desfile cívico em Vila de Abrantes
O evento reuniu cultura e educação.
Publicado
em
Por
Mirelle LimaA alegria tomou conta das ruas de Vila de Abrantes com a realização do desfile cívico em celebração aos 265 de emancipação política de Camaçari. O evento seguiu o tema central dos desfiles: “Camaçari, meu lugar no mundo é aqui: Diversidade, Direitos Humanos e Felicidade”.
Estavam presentes diversos representantes do governo municipal e autoridades políticas. “Abrantes é o símbolo cultural da nossa cidade, é onde começou Camaçari e é um distrito muito importante. A população por muitas vezes se sentia afastada, mas hoje conseguimos melhorar a qualidade de vida, tivemos várias obras entregues do jeito que Vila de Abrantes merece”, frisou o prefeito Elinaldo Araújo (União).
Somando cerca de 1.600 alunos, participaram do desfile as escolas municipais Eliza Dias de Azevedo e Rural Boa União, o Centro Escolar Quilombola de Cordoaria, os centros educacionais Tancredo Neves e Marquês de Abrantes, e o Colégio Municipal Professora Lídia Coelho Pinto, além das creches comunitárias Senhora Santana e Esperança da Estiva.
Com mais de 90 alunos, a participação do Centro Educacional Quilombola de Cordoaria no desfile representou um marco histórico. A diretora Miriam Lima destacou que havia 10 anos que a instituição não participava do evento.
“A gente conta sobre a história do passado de Cordoaria, mas também fazendo alusão ao presente das crianças, que tem a ver com letramento, com liberdade, com direitos humanos. Então, no nosso desfile, tá tudo aqui, a história de Cordoaria. Tem 10 anos que a comunidade não desfila, então hoje é um marco pra todo mundo, para os pais, pra escola do território, para as crianças e pra todos nós, pra toda cidade”, contou.
A diretora do Centro Educacional Marquês de Abrantes, que desfilou com cerca de 200 alunos, Eliane Leão, relatou que o evento fortalece o sentimento de pertencimento dos alunos.
“Aqui é onde entra a nossa cultura, a nossa história. Um dos temas é o empoderamento feminino, e poder trazer os nossos alunos para as ruas é um sentimento de pertencimento, porque eu sou nativa, estudei nessa escola, e hoje eu administro como diretora”, contou.
Além das escolas, também houve performances das bandas marciais de Camaçari (Bamuca), Estudantil de Camaçari (Fanesc), do Centro de Educação Municipal de Camaçari (Bamcemc) e de Vila de Abrantes (Fanesva), além das fanfarras Municipal Popular de Abrantes (Fampa), Estudantil de Parafuso (Fanesp) e Popular de Parafuso (Fanpop).
Para o presidente da Banda Marcial de Vila de Abrantes (Fanesva), Nivanildo Santos, o desfile representa uma oportunidade de fomentar a cultura da região.
“Para a gente é de suma importância esse desfile. Já participamos há 35 anos, e é um marco nesses 465 de história daqui da nossa Vila de Abrantes, da nossa cidade de Camaçari, que foi criada aqui, então esse desfile é o momento de representar a cultura de Abrantes”, pontuou.
Presidente da Fanfarra Estudantil de Parafuso (Fanesp), Israel do Amor Divino falou sobre a importância de participar do desfile. “Desde a criação desse desfile estivemos aqui, e a gente sabe da importância cívica. É uma cultura que a gente tem que nutrir, e eu acho que o dia de hoje é importante pra vida da gente e pra vida dos munícipes de Camaçari, principalmente de Vila de Abrantes”, declarou.
Ainda se apresentaram as charangas da Caraípa e da Alegria, os grupos Mix Dance, Percussivo Grão de Areia, as associações de Capoeira Filho do Recôncavo, de Capoeira Engenho, de Capoeira Libertação Arte e Fatumbi Capoeira, o Grupo Som do Timbal, além dos alunos do Centro Cultural Vila de Abrantes, nas modalidades balé clássico, futsal, teatro e funcional.
Líder do grupo Som do Timbal, Douglas Barbosa celebrou a participação no evento. “É gratificante estar aqui hoje, porque a história de Camaçari começa aqui em Vila de Abrantes, e é muito significativo trazer o nosso som pra esse desfile, representar a cultura e celebrar a história da nossa cidade”, enfatizou.
Entidades como Polícia Militar, Tiro de Guerra de Camaçari, Juizado da Infância e Juventude e Defesa Civil também participaram do desfile cívico.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
SineBahia tem vagas de emprego para Camaçari, Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas e Mata de São João
-
Ivoneide diz que o governo acertou em recuar na MP de fiscalização do pix
-
Lavagem de Abrantes celebra à diversidade da cultura afro-brasileira
-
Caetano garante que Abrantes ganhará UPA e agência da Caixa ainda esse ano
-
Na lavagem de Vila de Abrantes, Sales de Val Estilos destaca a importância de Neidinha na Câmara
-
“A população clama para que serviços básicos voltem a funcionar”, destaca João Dão sobre ações para cidade