Política
Bancada de oposição protocola indicação para criação de auxílio emergencial cultural
Os vereadores destacam que a categoria da cultura e de eventos é uma das mais afetadas pela pandemia de Covid-19.
Publicado
em
Por
Camila São JoséApós pedido para criação do auxílio emergencial municipal, a bancada de oposição da Câmara de Camaçari protocolou nesta sexta-feira (26), junto à prefeitura, a indicação nº 193/2021, que defende a criação de auxílio emergencial para o segmento da cultura.
No documento, os vereadores Dentinho do Sindicato (PT), Tagner Cerqueira (PT), Professora Angélica (PP) e Vavau (PSB) destacam que a categoria da cultura e de eventos é uma das mais afetadas pela pandemia de Covid-19. “A natureza da atividade pressupõe justamente a junção de pessoas para apreciar as atividades culturais, o que podemos traduzir como ‘aglomeração’”; além disso, o setor deve ser um dos últimos a retomar por completo as atividades.
Caso a indicação seja acatada pelo prefeito Elinaldo Araújo (DEM), o democrata será o responsável por definir valores e quantidade de parcelas.
Os parlamentares destacam que centenas de pessoas foram afetadas e que “é justamente pensando nessa massa de trabalhadores e trabalhadoras sem ocupação que indicamos a criação desse programa”.
Salvador
Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Salvador anunciou a criação do programa SOS Cultural, que vai conceder auxílio emergencial no valor de R$ 1.100,00 para profissionais do setor da cultura.
De acordo com a proposta, serão duas parcelas de R$ 550 cada, sendo uma paga pela prefeitura e a outra custeada por parceiros; caso esta última não se concretize, o governo municipal afirma que compensará a diferença.
Na capital baiana, terão direito ao benefício os trabalhadores da cultura que tiveram renda declarada de no máximo três salários mínimos em 2020, residentes em Salvador, mediante cadastro na Fundação Gregório de Mattos (FGM), Empresa Salvador Turismo (Saltur), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Emprego e Renda (Semdec) ou na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
Leia Também
-
Câmara aprova solicitação de baias exclusivas para motos em pedágios da Litoral Norte e Bahia Norte
-
Obras da Praça Abrantes devem ser entregues em 26 de setembro, diz Flávio
-
PL que defende uso de cannabis medicinal e distribuição em unidades de saúde é aprovado na Câmara de Camaçari
-
Eleições 2024: Camaçari eleva percentual e registra mais de 86% de candidaturas negras
-
Clube Social recebe 16° encontro Umuarama neste domingo
-
Câmara defende reforma de escola no Parque Florestal e melhoria no transporte público da orla