O atleta soteropolitano Gabriel Braga alcançou uma vitória histórica no Mundial de Bodyboarding Pro 2024, realizado em Agadir, Marrocos, no final deste mês de fevereiro. O jovem conquistou nota 10, sendo consagrado como campeão na divisão masculina no primeiro evento da temporada. O êxito na competição representa não apenas um triunfo pessoal para Braga, mas também um feito significativo para o Brasil, tendo em vista que o país não conquistava uma etapa no mundial masculino desde 2014.
Gabriel também se destacou em competições nacionais e internacionais, incluindo o sexto lugar no Circuito Brasileiro de Bodyboard Profissional 2023 e o 11º lugar no Circuito Mundial. O atleta projeta voos mais altos daqui pra frente.
“Agora estou liderando o circuito, e há uma expectativa crescente de que possamos quebrar outro jejum, como fez Uri Valadão, o último campeão mundial em 2008 […]. Podemos buscar o título mundial, que é o objetivo deste ano”, afirmou o baiano.
O atleta é um dos beneficiados pelo programa Ajuda de Custo, da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). “Estamos extremamente orgulhosos da conquista de Gabriel Braga no Mundial de Bodyboarding Pro 2024 e do papel que o programa de Ajuda de Custo tem desempenhado para viabilizar a participação de atletas de Salvador em importantes competições”, declarou o secretário da pasta, Júnior Magalhães.
Ajuda de Custo
O programa tem como objetivo apoiar atletas de diversas modalidades, possibilitando a participação em competições em diferentes estados e até mesmo em outros países. O benefício cobre despesas como passagens, hospedagem e alimentação.
Para solicitar o Ajuda de Custo, os atletas interessados devem realizar inscrição prévia, exclusivamente pelo portal do projeto, disponível aqui, com antecedência mínima de 60 dias corridos em relação à data da competição objeto do benefício.
Mundial de Bodyboarding Pro 2024
Neste ano, o calendário do evento foi reduzido para 10 etapas, menos duas do que em 2023. Com isso, ficam de fora o evento de África e as provas sul-africana do Walker Bay e júnior francesa, mais conhecida como La Salie Pro. Em contrapartida, regressa a programação a prova de Iquique, no Chile, (ainda por confirmar), bem como a divisão masculina da prova do Sintra Pro.
A maior novidade da edição é a inclusão, pela primeira vez, de uma piscina de ondas como uma prova do Circuito Mundial de Bodyboard. A Praia da Grama vai receber a etapa do Circuito Mundial IBC, que promete fazer história.
O Circuito teve início no Marrocos em 20 de fevereiro e segue até sábado (2). No local, estão acontecendo as divisões masculinas Open e Júnior e a prova feminina Open. No Brasil, o mundial será realizado no Espírito Santo, entre os dias 18 e 28 de abril.






