Saúde
Atendimento de hemodiálise em Camaçari é ampliado para 300 pacientes
Nova ala da clínica Nefrovida será inaugurada na semana que vem.
Publicado
em
Por
RedaçãoNa manhã da terça-feira (4), o secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan, acompanhado do subsecretário de Saúde, Luiz Duplat, e da diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito, visitou a nova ala de hemodiálise da Nefrovida, clínica conveniada ao SUS que atende pacientes de Camaçari, Dias d’Ávila, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca e Candeias.
A nova ala, que será inaugurada na semana que vem, ampliará a capacidade de atendimento da Nefrovida de 267 para 300 pacientes. “Após os pacientes virem para esta nova ala, iniciaremos em maio a reforma e modernização da ala atual. A nossa previsão é concluir toda a obra de ampliação e modernização em setembro”, afirma Maurício Cerqueira, diretor da clínica.
Com a conclusão total das obras em setembro, a capacidade de atendimento da Nefrovida ampliará para 480 pacientes. “Na Bahia não há nenhuma clínica de hemodiálise credenciada ao SUS que ofereça uma estrutura como a nossa”, completa o diretor.
Para Elias Natan, a ampliação e modernização da Nefrovida é uma importante conquista para o tratamento dos pacientes. “Parabenizo Dr. Maurício pela coragem em realizar uma obra como essa, com o intuito de oferecer melhores condições aos pacientes através da ampliação e modernização de toda a clínica, inclusive com máquinas novas. Isso impactará diretamente na qualidade do tratamento dos usuários do serviço”, ressalta o secretário de Saúde.
Luiz Duplat também destacou a importância do serviço para a população. “Só quem realiza hemodiálise sabe a importância desse serviço. Ele é vida. E quando o paciente é recebido num local humanizado, amplo e moderno, isso significa qualidade de vida para ele também”, destacou.
Para realizar o tratamento de hemodiálise na Nefrovida, o paciente precisa ser aprovado pela Comissão Estadual de Nefrologia, como explica Elba Brito. “Nós cadastramos os pacientes de Camaçari que não estão hospitalizados no Sisnefro, onde a Comissão Estadual de Nefrologia (CEN) avalia a documentação e os pré-requisitos e autoriza a admissão na clínica, respeitando a fila de espera regional. Os pacientes que estão hospitalizados fazendo hemodiálise em leito hospitalar são cadastrados pelo próprio hospital no Sisnefro”.
O paciente de Camaçari que atualmente é atendido numa clínica de hemodiálise de outro município e que quer ser transferido para a Nefrovida em uma dessas novas vagas, deve procurar o serviço social da clínica onde realiza o tratamento e pedir a transferência. A clínica fará o pedido à Comissão Estadual de Nefrologia, que avaliará o pedido.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Senai Bahia oferece mais de 600 vagas para cursos gratuitos de Jovem Aprendiz
-
Emenda parlamentar de Ivoneide garante aquisição de veículo TFD para Camaçari
-
Confira vagas de emprego do SineBahia para Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho
-
Sesi Bahia amplia vagas para ensino médio em Camaçari
-
Governo Federal pagará R$ 60 mil a famílias de crianças afetadas pelo Zika
-
Simm tem vagas de emprego para costureira, recepcionista e cozinheiro; confira lista