Cultura e Entretenimento
Animação baiana “Ritos de Passagem” é disponibilizada pelo Cineclube OSBA
O longa metragem é baseado em dois personagens do sertão nordestino que após a morte, induzem uma reflexão sobre suas escolhas em vida.
Publicado
em
Por
RedaçãoComo uma das comemorações pelos 38 anos da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) em setembro, o Cineclube disponibilizou para o público a animação baiana “Ritos de passagem” (2012), de Chico Liberato e com trilha sonora composta por João Omar e João Liberato que foi gravada pela OSBA.
Especialmente para a ocasião, a Liberato Produções Culturais liberou o acesso ao filme que pode ser assistido através deste link. Completando esse evento, também haverá uma live debate do cineclube no dia 16 de setembro, às 19h, através de videoconferência na plataforma Zoom.
O bate-papo sobre música e cinema contará com a participação de Alba Liberato (roteirista do filme), Carlos Prazeres (regente titular e diretor artístico da OSBA) e Diego Haase (Pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica da FACOM/UFBA).
Ritos de Passagem
O longa metragem de animação dirigido por Chico Liberato é baseado em dois personagens, o Santo e o Guerreiro, que conformam o imaginário do sertão nordestino. Após sua morte, entram na barca de Caronte, o barqueiro do Rio de Morte, que os induzem a uma reflexão sobre suas escolhas em vida.
No contexto sertanejo denso e adverso em que viveram, os personagens analisam suas vidas através dos ritos de passagem: nascimento, batismo e transição da juventude para a vida adulta. Ritos de passagem traz reflexões fundamentais para o ser humano quando na passagem da vida para a morte acerca dos feitos em vida e das consequências dos nossos atos.
O filme, que circulou por festivais importantes como o Festival do Rio, Festival de Havana e Anima Mundi, possui músicas compostas por João Omar e João Liberato, orquestradas e gravadas pela OSBA em 2012 sob regência de Eduardo Torres. Trata-se da primeira participação trilha sonora de uma obra audiovisual da Orquestra Sinfônica da Bahia.
Leia Também
-
Repasses para universidades estaduais chegam a R$ 2,3 bilhões
-
O Boticário inaugura primeiro Espaço da Beleza da Bahia em Camaçari
-
Com 102 vagas, Uneb divulga edital de processo seletivo para professor substituto
-
Setembro Dourado: atenção aos sintomas e diagnóstico precoce são aliados no combate ao câncer infantojuvenil
-
Governo do Estado suspende queima controlada em 178 municípios baianos
-
Presidente licenciado da UGT-BA vê com otimismo possível fusão entre centrais sindicais