Requalificada, USF de Barra do Pojuca ofertará atendimento ginecológico

Após 90 dias com atendimentos suspensos, a Unidade de Saúde da Família (USF) de Barra de Pojuca foi reinaugurada na manhã desta segunda-feira (4). A requalificação completa passou pelos setores de elétrica, hidráulica e infraestrutura. A partir de agora o posto também passa a ofertar atendimentos ginecológicos, com dois profissionais contratados.

De acordo com o secretário de saúde, Elias Natan, a obra chegou a R$ 380 mil. “Investimos o necessário para ampliar as equipes e os atendimentos. Hoje temos serviços odontológicos, triagem, nova sala de vacina, esterilização e uma farmácia renovada. A melhoria e a expectativa para melhores atendimentos é gritante”.

Elias Natan, secretário de Saúde. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Ainda de acordo com o secretário, a equipe conta atualmente com 29 profissionais, quase o dobro da anterior.

O prefeito Elinaldo Araújo (DEM) alega ter encontrado e recibo queixas da desorganização do local, um dos motivos para a requalificação. “Chegamos aqui e nos deparamos com um posto de saúde totalmente sem ordem, tudo muito bagunçado e com poucas ofertas de atendimentos. Me sinto muito feliz por essa realização e espero que a partir de hoje só melhore e a sociedade possa usufruir dos novos serviços”.

Elinaldo Araújo (DEM), prefeito de Camaçari. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Durante a reforma os atendimentos foram transferidos para a unidade de saúde de Cachoeirinha, também na região de Pojuca.

A moradora da localidade Analice Oliveira, de 52 anos, conta que espera não ver tantas filas para marcação como antes. “Eu espero de coração que melhore principalmente a regulação. Existem muitas pessoas que dormiam dias aqui na fila para conseguir marcar um médico, eram poucas vagas e apenas dois médicos, já tivemos uma época de não ter médico nenhum para nos atender. E espero também que permaneça essa beleza de unidade que estou vendo aqui”.

Analice Oliveira. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Fazendo parte da diretoria há cinco meses, Antônio Marcos, afirma que os atendimentos antes da reforma chegavam até a 100 consultas por dia. “Sempre atendemos muitas pessoas todos os dias. Esse número agora tende a aumentar muito mais. Já que temos uma ampliação grande de serviços”.

Antônio Marcos. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

A unidade é responsável pelo atendimento de aproximadamente 14 mil famílias usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). A USF conta ainda com profissionais que acompanham e realizam tratamentos em pacientes hipertensos. A regulação dos pacientes e os atendimentos já marcados começarão a partir desta terça-feira (5).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.