Lauro de Freitas: 2ª edição da Jornada Cultural tem início nesta segunda

Com a temática “Novos Caminhos para a cultura de Lauro de Freitas”, será realizada, a partir desta segunda-feira (7), a segunda edição da Jornada Cultural para a inserção de artistas independentes, bandas e grupos culturais para a valorização e reconhecimento da categoria no município. O processo será avaliado em duas etapas e segue até 11 de janeiro.

Durante esta primeira semana, os participantes deverão fazer um cadastro com as informações principais para serem armazenado em um banco de dados.

Conforme a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), a partir dessa documentação os artistas poderão ser selecionados para futuras contratações em apresentações artísticas, culturais e populares, além de shows na cidade durante 2019 e 2020.

Ao longo desse processo também será disponibilizado orientações a cerca das normas e procedimentos de contratos, e institucionalização de grupos, coletivos e associações culturais. Os cadastros podem ser realizados pelos interessados ou representantes legais, desde que estejam com a procuração reconhecida por firma em mãos.

De acordo com Manoel dos Santos, secretário de Cultura e Turismo, a jornada é um espaço de mobilização que insere os produtores locais no desenvolvimento do município.

“A Jornada Cultural abrange os diversos territórios do município, assim como as múltiplas produções, seja na arte plástica, na dança, música, teatro e outros. Com o cadastro, a gestão municipal tem mais facilidade de acolher os artistas da terra”, explica o gestor.

Os formulários serão preenchidos nas seguintes escolas da rede municipal de ensino. Segunda (7), na Escola Edivaldo Boaventura, em Areia Branca; terça (8), Escola Ana Lúcia Magalhães, Centro; quarta (9), Escola Dois de Julho, em Itinga; e quinta (10), Escola Constantino Vieira, em Portão. Os atendimentos acontecem das 18h às 22h.

Na sexta-feira (11), será promovida uma roda de conversa a partir das 18h, com o tema “Política Cultural e as Manifestações Culturais Tradicionais de Lauro de Freitas”, com o palestrante Geovan Banto, no Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira, em Portão.

Já a segunda etapa, contará com oficinas que vão abordar técnicas e procedimentos para a elaboração de projetos culturais no período de 22 a 26 de janeiro. As oficinas serão ministradas nas escolas, dia 22, Edivaldo Boaventura; dia 23, Ana Lúcia Magalhães; dia 24, Dois de Julho e dia 25, Constantino Vieira.

A encerramento da Jornada Cultural será no dia 26 de janeiro, às 18h, com a cerimônia de certificação no Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.