Janeiro Branco: oficina debate autocuidado com a saúde mental em Jauá

Com o objetivo de debater e compreender as necessidades do autocuidado para uma saúde mental equilibrada, uma Oficina de Mindfulness será realizada na próxima terça-feira (8), às 8h, em frente ao Condomínio Paris de Jauá em Camaçari.

A ação apresentará a técnica de “Mindfulness”, que significa atenção plena e caracteriza-se pelos exercícios de autocontrole mental, a partir da capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente.

Em um primeiro momento, as atividades serão destinadas aos trabalhadores do Núcleo de Atenção à Saúde da Família, Atenção Básica, Distrito Sanitário de Abrantes e Centro de Apoio Psicossocial. A oficina será ministrada pelo psicólogo e terapeuta cognitivo comportamental, Eli Nascimento.

Para o secretário de Saúde, Elias Natan, a saúde mental é um dos principais fatores que desencadeiam outros problemas patológicos. “Mente sã, corpo são. Esse ditado é uma grande realidade. Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que transtornos de ansiedade, depressão e estresse são os maiores desencadeadores de doenças na atualidade. Por isso a grande importância do Janeiro Branco”, pontua.

Estudos revelam que, atualmente, os indivíduos se acostumaram com níveis de estresse e com isso demoram ou não procuram ajuda médica ou psicológica, favorecendo assim o surgimento ou agravamento de vários problemas de saúde como hipertensão, diabetes, insônia, enxaqueca, asma, doenças de pele e tantos outros.

Janeiro Branco

O mês de janeiro é destinado à refletir e conversar sobre a saúde mental, desde a prevenção ao adoecimento emocional. Além de fazer com que a sociedade se sensibilize a cerca dessa temática, e setores públicos e privados deem uma assistência maior à essa problemática no engajamento de políticas públicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.