Camaçari: 8ª Conferência Municipal de Saúde abordará democracia no SUS

A Cidade do Saber sediará a 8ª Conferência Municipal de Saúde nesta terça (9) e quarta-feira (10). O evento tem como tema “Democracia e Saúde – Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS” e o intuito é debater políticas públicas elaboradas e pensadas em conjunto com a sociedade civil organizada e membro das comunidades de Camaçari – nas pré-conferências.

No alcance municipal, essas políticas devem compor o Plano Municipal de Saúde e o Plano Plurianual (PPA). A população é convocada a participar da construção dessas propostas para se manifestar, orientar e decidir os rumos da saúde em cada esfera.

São esperados cerca de 500 participantes do município. Desses, 360 são delegados oriundos das pré-conferências, composto por 50% de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% de trabalhadores do SUS e 25% de gestores do SUS. A iniciativa é uma preparação para as etapas estadual e nacional, previstas para julho e agosto, respectivamente, onde serão apresentadas as propostas aprovadas em plenária pelos delegados durante a fase municipal. A expectativa da gestão é que proposições do município alcancem a etapa nacional.

Durante a etapa municipal, os participantes vão se dividir para debater três eixos : saúde como direito, consolidação do SUS e financiamento e gestão do SUS.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde foi convocada por meio do decreto de nº 7038/2019 de 30 de janeiro, que atende ao chamado da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá nos dias 4 e 7 de agosto deste ano.

Veja abaixo a programação completa:

Terça-feira (9)

8h – Credenciamento (Foyer do Teatro Cidade do Saber)

9h – Cerimônia de abertura

Local: Teatro Cidade do Saber

10h – Leitura do Regimento da Conferência

10h30 – Conferência Magna

12h às 13h30 – Intervalo para almoço

Local: Salas modulares

13h30 às 17h – Grupos de trabalho

Local: Teatro e salas modulares

Quarta-feira (10)

8h às 12h – Grupos de trabalhos

Local: Salas modulares

12h às 13h30 – Intervalo para Almoço

Local: Salas modulares

13h30 às 17h – Plenária final

Um comentário em “Camaçari: 8ª Conferência Municipal de Saúde abordará democracia no SUS

  • segunda-feira, 8 de abril de 2019 em 13:53
    Permalink

    Tenho certeza que será um grande evento ,com o intuito de fortalecer a nossa condição de direito a saúde e nossas conquistas para saúde no contexto do SUS…Universalidade, integralidade e equidade.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.