Bahia e quatro estados do Nordeste apresentam queda no número de mortes violentas em janeiro

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), o território baiano iniciou 2019 com queda no número de mortes violentas quando comparado ao mesmo período do ano passado. Janeiro terminou com diminuição de 21,7% dos crimes contra a vida. Os índices são referentes a Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídio, latrocínio e lesão corporal dolosa seguida de morte.

Além da Bahia, Rio Grande do Norte (-38,5%), Paraíba (-40%), Sergipe (-30,4%) e Alagoas (-32,7%) completam a lista.

Somente em Salvador, conforme a SSP-BA, a redução foi de 23%, ou seja, passou de 107 casos em 2018 para 82 registros este ano.

A Região Metropolitana de Salvador (RMS) apresentou recuo de 15,5%, com 49 crimes em 2019, enquanto no ano passado ocorreram 58. Já a macrorregião, que engloba o interior do estado, contabilizou decréscimo de 22,2%. Em números totais, 388 mortes aconteceram em 2018 e neste ano a polícia investiga 302. No geral o estado teve 433 casos em 2019, contra 553 do mesmo período do ano anterior.

“Conseguimos um grande resultado no ano passado com uma redução histórica de 11,5%, menor número dos últimos seis anos. Continuaremos, este ano, perseguindo a meta de 6% determinada pelo programa Pacto Pela Vida (PPV)”, disse o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Roubos de veículos

Os índices também caíram com relação ao roubou de veículos em Salvador, como aponta a SSP-BA. Em janeiro, o percentual 19,5% menor, com 466 ocorrências registradas na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) em 2018, contra 375  casos no mesmo período de 2019.

Segundo o titular da DRFRV, delegado José Nélis Araújo, a prisão de quadrilhas especializadas em adulteração de veículos, como modificação de numeração de chassis e em desmanche de carros contribuiu para o decréscimo de roubos no mês passado. Exemplo da operação que desmontou uma central de clonagem de veículos, próximo ao Jockei Clube de Lauro de Freitas. Durante a ação policial foram presos, em flagrante, dois homens e três carros recuperados, um Fiat Uno e um Fiorino, e um Hiunday HB 20.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.