Política
Vereadores de Camaçari repudiam fala xenofóbica de parlamentar gaúcho
Ao falar dos baianos, o vereador de Caxias do Sul disse que “a única cultura que eles têm é tocar tambor na praia”.
Publicado
em
Por
Mirelle LimaOs vereadores da Câmara de Camaçari manifestaram repúdio às declarações xenofóbicas e discriminatórias feitas pelo vereador Sandro Fantinel (Patriota-RS), da cidade de Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul.
Em discurso na Câmara Municipal, Fantinel afirmou ter pedido aos produtores e empresários para que “não contratem mais aquela gente lá de cima”, e disse ainda que “a única cultura que eles têm é tocar tambor na praia”, fazendo alusão aos baianos.
A declaração foi feita em referência ao resgate dos trabalhadores baianos encontrados em situação análoga à escravidão, em vinícolas na cidade de Bento Gonçalves.
O posicionamento dos parlamentares de Camaçari contra as falas foi oficializado através da aprovação da Moção de Repúdio n° 1/2023, apresentada pelo vereador Niltinho (PSDB), durante a 1ª sessão ordinária da Casa, realizada nesta quinta-feira (2).
Grande parte dos parlamentares camaçarienses usou a tribuna para manifestar apoio à Moção de Repúdio e rebater as declarações do vereador gaúcho.
O vereador Niltinho (PSDB) afirmou que o parlamentar precisa respeitar os baianos. “A Bahia é o berço do Brasil, não podemos permitir que essas declarações saiam impunes. Vamos exigir que ele seja responsabilizado, expulso do partido e que seu mandato seja cassado, pois o comportamento não condiz com o que se exige de um agente político. A Bahia é formada por trabalhadores que dão seu suor para construir uma vida com dignidade”, defendeu.
O vereador Dentinho do Sindicato (PT), afirmou que o Fantinel não conhece o povo baiano.
Assista:
O vereador Dudu do Povo (Cidadania) contou que já saiu da Bahia para ir trabalhar em outros estados enquanto era montador de andaime. Ele ressaltou a importância da mão de obra baiana para a economia Brasileira.
Assista:
Em nota oficial, a Câmara de Camaçari afirmou que o discurso de ódio está em desacordo com os pilares fundamentais de uma sociedade justa e democrática e que as falas não condizem com o perfil da população baiana, que demonstra durante toda a sua existência que o estado é formado por um povo trabalhador, firme e comprometido com o crescimento e desenvolvimento do país, contribuindo de maneira direta para os avanços de toda a sociedade brasileira.
O presidente da Casa, vereador Flávio Matos, pontuou a importância de apresentar a nota de repúdio durante a sessão.
Assista:
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Peça ‘Meninas Contam a Independência’ tem sessão gratuita no Teatro Sesc-Senac Pelourinho
-
Jamessom diz que nova oposição não abrirá mão da presidência da Câmara e acusa vereadores de “prostituição política”
-
Sulivã Bispo apresenta solo de teatro ‘Kaiala’ em sessão única na Sala do Coro do TCA
-
Justiça barra tentativa de Flávio e Elinaldo de censurar declarações de apoio de vereadores do UNIÃO e PP a Caetano
-
Camaçari: oposição cresce em 166,6% na Câmara Municipal
-
Camaçari: das 23 cadeiras da Câmara, 13 serão ocupadas por vereadores reeleitos; saiba quem