Em ofício encaminhado ao secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e à presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Stela Souza, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) pede a ampliação da faixa etária dos profissionais de imprensa a serem vacinados contra a Covid-19 no estado.
O documento foi enviado aos dois coordenadores da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta terça-feira (15).
O Sinjorba defende que seja seguido o mesmo critério adotado para outros grupos prioritários, em que a imunização começou pela maior idade e foi sendo ampliada para os trabalhadores mais novos. Atualmente, está autorizado pela CIB a vacinação apenas dos profissionais com idade igual ou superior a 40 anos.
Em nota, o sindicato afirma que, na época da aprovação da resolução que incluiu os profissionais de imprensa na vacinação prioritária, o secretário Fabio Vilas Boas informou que esse seria o procedimento.
“A maior parte dos profissionais de imprensa que está em serviço presencial nas redações de rádio, TV, jornais, sites e assessorias encontra-se na faixa etária abaixo dos 40 anos. Para cada trabalhador vacinado pela resolução 085/2021 da CIB, outros dois ficaram de fora do direito e continuam arriscando suas vidas no trabalho cotidiano”, explicou o presidente do Sinjorba, Moacy Neves.
No ofício, o sindicato também pede que a Secretaria de Saúde do Estado e a CIB encaminhem uma comunicação explícita às Secretarias Municipais de Saúde, que dizem ainda não terem conhecimento da resolução de 18 de maio. Segundo a entidade, das 30 maiores cidades da Bahia, apenas Juazeiro e Simões Filho ainda não imunizaram os profissionais de imprensa. “Um mês após a decisão, ainda há secretários municipais que alegam não terem conhecimento, o que é estranho e lamentável, pois foi amplamente divulgado na imprensa e publicado em Diário Oficial”, diz Moacy.