SFC: cadastro para mutirão de catarata encerra na próxima terça

A Prefeitura de São Francisco do Conde em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) realiza no um mutirão de cirurgia de catarata no dia 26 de outubro para os moradores da cidade.

Pacientes que necessitam do procedimento têm até o dia 23 de outubro, próximo terça-feira, para efetuar o cadastro na sua Unidade de Saúde da Família (USF) ou a Secretaria Municipal de Saúde.

As cirurgias serão realizadas no Hospital José Mário dos Santos, em Candeias.

O público-alvo são pacientes acima de 55 anos e pessoas com indicação médica para a cirurgia.

Recomendações aos pacientes 

Não é necessário jejum para realizar a cirurgia. Os pacientes, caso utilizem remédios de uso contínuo, devem manter o seu uso diário normal.

A orientação também é para que os pacientes levem alimentos e lanches para aguardar o tempo de permanência no Mutirão.

Em caso de atendimento prioritário, o motivo deve ser relatado no cadastro ou no dia do atendimento. A triagem, consulta e a cirurgia vão acontecer no mesmo dia (26).

Sobre a doença

A catarata é caracterizada pela opacidade do cristalino, a lente natural do olho que contribui com a focalização da imagem. As pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acaba por interferir na visão e na qualidade de vida.

De acordo com os dados da  Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer. A catarata é também uma importante causa de baixa visão em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

A catarata tem cura, porém a cirurgia deve ser realizada assim que for feito o diagnóstico para evitar comprometimento total da visão. Os principais sintomas da catarata são diminuição da visão, visão embaçada, aumento da sensibilidade à luz, alteração da visão das cores e alteração da cor do olho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.