Considerando que a economia criativa é um setor estratégico com grande potencial no Nordeste, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está realizando um mapeamento da categoria em parceria com o Impacta Nordeste e busca e seleção da Pipe Social. O programa visa mapear e fomentar negócios da economia criativa na região, buscando negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico.
Pessoas físicas ou empresas podem participar cumprindo alguns requisitos: tenham equipes compostas por empreendedores com idade igual ou acima de 18 anos; sejam um negócio da Economia Criativa (veja abaixo); sejam negócios com fins lucrativos; tenham faturamento anual de, no máximo, R$ 4,8 milhões de reais; estejam numa fase de desenvolvimento superior a validação da ideia e estejam sediadas em um município da região Nordeste. As inscrições podem ser feitas até dia 8 de outubro, e o edital completo pode ser acessado aqui.
Os participantes podem chegar a ganhar prêmio em dinheiro, capacitação, conexão na rede de economia criativa do Sebrae e visibilidade. Os negócios devem atuar em pelo menos uma das seguintes áreas da Economia Criativa:
- Consumo
Publicidade e Marketing, Arquitetura e Designer de Moda.
- Cultura
Músicas, Expressões Culturais, Artes Visuais, Artes Cênicas e Patrimônio Artístico.
- Mídia
Editorial, Games e Audiovisual.
- Tecnologia
Pesquisa e Desenvolvimento, Biotecnologia e Tecnologia da Informação e Comunicação.