Saúde
Rui Costa reduz para 3 mil o número máximo de pessoas em eventos e estádios na Bahia
O motivo da alteração do decreto é devido ao crescimento acelerado de novos casos da Covid-19 e de gripe.
Publicado
em
Por
RedaçãoO governador Rui Costa (PT) anunciou nesta segunda-feira (10) que reduzirá para 3 mil o número de pessoas em eventos realizados na Bahia, incluindo estádios de futebol, após o aumento de casos da Covid-19 e de gripe no estado. Além disso, novas medidas restritivas contra o coronavírus serão apresentadas em um decreto estadual, que deve ser publicado na edição desta terça-feira (11) e substitui o atual, que permite até 5 mil pessoas em eventos e teria validade até o dia 14 de janeiro.
De acordo com o governador, dois parâmetros foram determinantes para a decisão. “Estamos lidando com uma situação de pré-colapso nas emergências municipais, UPAs, postos de saúde e nas emergências dos hospitais estaduais, assim como uma verdadeira explosão do número de casos ativos. Estamos lidando com essa pandemia desde março de 2020 e, com a experiência desse tempo, ficou comprovado que toda vez que se restringe o contato, restringimos o contágio. Esperamos que essa medida sirva de alerta também para quem organiza eventos, que passem a exigir o atestado de vacinação com maior rigor”, afirmou.
Além do número máximo de 3 mil pessoas, os eventos devem obedecer à regra de lotação máxima de 50% da capacidade de cada local. Serão mantidas no novo decreto as obrigatoriedades da comprovação de vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara pelo público e demais participantes dos eventos. Essa exigência se estenderá para bares e restaurantes que, a partir de agora, devem exigir dos clientes o comprovante de vacinação.
“É importante que todos ajudem, comerciantes, donos de bares e restaurantes, que exijam o uso de máscara e o comprovante de vacinação para entrada em seus estabelecimentos. Dessa forma, vocês estarão protegendo a saúde das pessoas e também os seus negócios, sua atividade econômica. Se todo mundo ajudar, a gente sai dessa situação rapidamente”, acrescentou Rui.
A decisão pelo reforço de medidas de maior restrição ocorre para tentar conter o aumento de casos de infecção pelo coronavírus. O número de casos ativos na Bahia já ultrapassa a marca dos 4 mil, de acordo com o boletim mais recente divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
O governador falou também sobre a possibilidade de ampliação dos leitos de UTI na Bahia. “Nós estamos ampliando os leitos para Covid nos hospitais existentes, o Espanhol, Metropolitano e Couto Maia, e também para receber pacientes graves de H3N2. Estamos separando alas diferentes para atender os infectados dessa doença [H3N2] que tem crescido muito também e é muito contagiosa”, disse.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Ônibus que transportava evangélicos para congresso colide com carreta e deixa feridos na BA-093
-
Evento gratuito do Senac, Bahia Connect acontece no Centro de Convenções em abril
-
Sólides oferece mais de 600 oportunidades profissionais em Salvador e Região Metropolitana
-
Baianos receberão desconto de até R$ 48,92 na conta de energia neste mês
-
Meta tem 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro
-
Governo do Estado lança edital para apoiar carnaval no interior da Bahia