Geral
Praça Abrantes agoniza no Centro de Camaçari

Publicado
2 anos atrásem
Por
Beatriz Santos
Chamada carinhosamente pelos frequentadores por ‘Centro Cultural’, a Praça Abrantes recebe centenas de pessoas por dias e é perceptível o abandono da área de lazer. No local, existem rampas de halfs, quadra de esporte e arquibancada. Os brinquedos, a exemplo de escorregadores, foram retirados e atualmente os espaços estão vagos. A situação desperta queixas, tanto de artistas e esportistas, como também de pessoas que transitam próximo ao local.
A professora Elen Moreira, de 29 anos, diz que o descaso gera desinteresse na cidade. “Quando se tem um espaço de cunho social educativo e está em uma situação de abandono é realmente preocupante. Isso afeta não só a arte e o esporte, mas também gravemente a área educacional. Quando um espaço público como esse é bem aproveitado, a gente pode tirar os meninos das quatro paredes da escola e fazer com que eles possam fazer exercício de expressão nas ruas, como andar de skate. Infelizmente desse jeito não dá”.
Como dito pela professora, o estado crítico afeta também quem usa a praça para produzir arte. A poetisa e integrante do grupo musical Bruxas Gang, Stephanie Cristine, afirma que a situação do espaço é o reflexo de quem utiliza o ambiente perante o Governo Municipal.

Stephanie Cristine, Laura Cruz e Clara Pinto. Foto: Divulgação
“O abandono da Praça Abrantes deixa explícito o que os artistas locais representam para a Prefeitura. A Praça Abrantes sempre foi marginalizada e vista de forma violenta, assim como os artistas. Os eventos realizados na praça não tem nenhuma ajuda de custo da Prefeitura de Camaçari, e quando tentamos um novo local, como o Teatro Alberto Martins, nos é negada qualquer tipo de pauta. Espaços artísticos que estão completamente isolados dos planos municipais. Os artistas envolvidos precisam de uma reparação, de um novo olhar sobre o que eles constroem e de valorização. Nós, artistas de Camaçari precisamos de lugar de fala e ser valorizados por isso”, afirma.

Miqueias Silva. Foto: Hyago Cerqueira
Além de todos esses questionamentos, existe também o espaço ocupado por comerciantes que anteriormente já foi usado por skatistas e grupos culturais, como por exemplo, para fazer rodas de capoeira.
Miqueias Silva, 31, é esportista há 15 anos. Durante todo esse tempo o skatista diz que a praça passou apenas por pintura e teve implantação de corrimão.
Ele conta que o amor ao esporte é o que ainda motiva as pessoas a frequentar a praça.
Quem trabalha no local também apresenta queixas. Cláudio Mota mantém uma barraca de lanche no local e afirma que as árvores precisam ser podadas. “Essas árvores precisam ser aparadas urgente pela Defesa Civil porque é um risco grande para quem passa e principalmente para minha barraca. Se esse galho cai, por exemplo, vai gerar um acidente grave”.

Cláudio diz que é muito complicado obter respostas do Governo Municipal. Foto: Hyago Cerqueira
Nesta quinta-feira (14), o Destaque1 entrou em contato com a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Camaçari, mas até o fechamento da reportagem não obteve retorno.

Lista de espera do Prouni está disponível para consulta

Elinaldo planeja reabertura de centro de enfrentamento ao coronavírus com 20 leitos clínicos

Confira a relação das farmácias de plantão durante o mês de março em Dias d’Ávila

Sindicato dos Bancários de Camaçari denuncia situação de agências durante pandemia

Sesau esclarece episódio de aglomeração de idosos para vacinação no Luís Pereira

SineBahia divulga nove vagas de emprego em Dias d’Ávila

Operação Falso Negativo investiga compras ilegais de testes de Covid-19

Elinaldo e Bruno Reis debatem novo plano de retomada das atividades econômicas

Recuperado da Covid-19, Tude agradece apoio da população e presta solidariedade às famílias de luto

Joias ao Sagrado apresenta adereços de Orixás em exposição virtual

Quatro empresas devem gerar cerca de mil novos empregos em Camaçari

“Temos pacientes aguardando até seis horas dentro das ambulâncias por um leito”, alerta Natan

Após reivindicação da APLB Camaçari, TV Litorânea passa a transmitir canal Educa Bahia

Postos do SAC de Salvador e da RMS ficarão fechados até sábado

Unidades do Detran-BA suspendem atendimento ao público na RMS

Dieta versus álcool, por Arielly Souza

Copa do Brasil: saiba quais serão os confrontos dos times baianos na competição

Edição virtual do Baile Banzé fortalece cultura LGBTQI+

Prefeitos têm até sexta-feira para manifestar interesse na aquisição de vacinas contra Covid-19
