Segurança
‘Não se cale’: Departamento da Mulher lança campanha contra importunação sexual no Carnaval
Entre as atividades, serão distribuídas fitinhas com o slogan da ação.
Publicado
em
Por
Mariane SenaInspirados nas tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim, que ganharão uma nova ‘roupagem’ durante o Carnaval de Salvador com a mensagem ‘Não se cale’, a Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), lançará neste sábado (3) uma campanha educativa que visa estimular as denúncias por parte das mulheres que sofrerem importunação sexual durante as festas momescas. A ação também conta com o apoio da Concessionária Estação Nova Lapa.
Nos dias do evento serão distribuídas gratuitamente as referidas fitinhas, mas também ocorrerão abordagens pedagógicas e demais esclarecimentos à população. Vale ressaltar que a importunação sexual, praticada por qualquer pessoa do mesmo gênero ou não, passou a ser considerada crime por meio da Lei nº 13.718, sancionada em setembro de 2018.
“A prevenção é a palavra-chave. Estamos realizando essa ação educativa, em parceria com a Estação Lapa, local de grande circulação em nossa capital, para alertar os homens sobre o cuidado e respeito com as mulheres e também para informar que, em caso de assédio, estamos prontos para receber as vítimas em nossos postos, localizados no circuito”, pontuou a delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito.
Distribuição
Neste sábado e domingo (4), dias considerados como ‘esquenta’ para a grande folia, as equipes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) já estarão nas ruas levando a campanha ao Fuzuê e Furdunço, respectivamente.
Durante os dias oficiais do Carnaval, as equipes estarão presentes no circuito, em escala de plantão, atuando nos postos do Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (Servvir), localizados no Shopping Barra, no Passeio Público, no Campo Grande, na Ladeira da Montanha e na Avenida Milton Santos.
Para localizar os postos por meio do georreferenciamento das unidades da Polícia Civil no Carnaval, as pessoas podem consultar o Policial Virtual Paulo César. Bastar enviar uma mensagem via WhatsApp (71) 99973-7729.
Outras informações
Ano passado, segundo dados do Governo da Bahia, nesse período carnavalesco a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) realizou a distribuição de material promocional e de divulgação da Campanha Respeita as Mina, com conversas interativas. Nos dois primeiros dias de folia, dois casos foram encaminhados para a Ronda Maria da Penha. No geral, foram formalizadas cerca de 48 orientações da Lei Maria da Penha, 63 orientações da Lei Importunação e Assédio Sexual e outras 306 orientações e informações sobre a SPM, num total de 13.006 atendimentos.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
SineBahia tem vagas de emprego para Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas e Camaçari
-
Salvador é eleita melhor cidade global da música em premiação internacional
-
Simm tem 81 vagas de emprego em Salvador nesta terça
-
Salvador recebe o primeiro Festival da Voz Estudantil da Bahia nesta quarta
-
Abertura do Natal Luz Salvador é transferida para esta segunda
-
SMS: nova sala de vacinação no Salvador Shopping recebe público a partir desta segunda