Esporte
Medalhista e campeão XCO de Moutain Bike, camaçariense busca ajuda para custear treinos e competições
Wesley Araújo, 16 anos, pretende participar de 13 competições este ano.

Publicado
em
Por
Sonilton Santos
Persistência e determinação podem ser as palavras certas para definir o atleta Wesley Araújo, 16 anos, morador do Sítio Verde, em Camaçari, que busca ajuda para custear as despesas nos treinos e competições de Moutain Bike. O atleta pratica o esporte nas especialidades XCO e XCM, e antes de começar a participar de competições utilizava a bicicleta apenas para se divertir.
“Sempre gostei de bike e da natureza. Tive a iniciativa de juntar para comprar minha primeira bike de trilha, fui evoluindo e vi a necessidade de trocar essa bike. Então fiz uma rifa dela e juntei um dinheirinho trabalhando. Com a ajuda de Igor Sousa, que foi o dono da minha primeira equipe, no qual sou grato até hoje, me ajudou com todos os equipamentos e me ajudou a comprar uma bike melhor também. A partir daí, fui crescendo no esporte, e estou até hoje trazendo bons frutos de toda a dedicação de lá pra cá”, conta Wesley em entrevista ao Destaque1.
O que começou como lazer foi sendo levado a sério. Wesley já participou de 15 competições, ficando em sétimo lugar no Brasileiro de XCM 2021. Foi vice-campeão baiano, vice-campeão no XCO Alagoinhas 2021, campeão XCO Camaçari 2021 e acumula 10 medalhas: quatro de ouro e seis de prata.

Com apenas 16 anos, Wesley já foi vice-campeão baiano, acumula participação em 15 campeonatos e 10 medalhas. Foto: Itamar Pinheiro
No entanto, hoje o atleta passa por dificuldades para continuar arcando com as despesas de treino e competições. “Estou precisando de ajuda para custear a bike, os equipamentos, suplementação e duas corridas nível nacional que pretendo ir. A ajuda pode vir da forma que acharem melhor. Ajuda nesses itens pode ser em forma de doação do que precisamos”, explica.
Quem tiver interesse em ajudar o jovem atleta pode entrar contato com o pai de Wesley, Itamar Pinheiro, através do telefone (71) 98350-8557 (WhatsApp).
Apesar das dificuldades, Wesley se mantém focado, com uma rigorosa rotina de treinamento. “Acordo geralmente 4h da manhã, treino entre 5h até no máximo 7h. Repito isso seis vezes na semana, variando o tempo e a intensidade, junto com a minha treinadora. Dois dias de fortalecimento na academia e dois dias de mobilidade em casa”, destaca.

Foto: Itamar Pinheiro
Diante dos obstáculos e adversidades enfrentadas pelo camaçariense no esporte, ele acredita que só precisa de uma ajuda a mais, pois os desafios não serão motivos para fazê-lo desistir.
“Meu sonho é estar no cenário mundial, mas antes disso ainda quero conquistar alguns títulos, como campeão baiano e brasileiro. Isso como atleta. Como pessoa eu quero deixar um legado, um saldo positivo aqui na terra”.
Confira o calendário de provas do atleta na Bahia:
XCM Pé de Serra – 31 de julho – Feira de Santana
Marathon Bike – 7 de agosto – Alagoinhas
Campeonato Brasileiro – 13 a 14 de agosto – Castro Alves
XCO Alagoinhas – 21 de agosto – Alagoinhas
CT Paula Gallan – 28 de agosto – Ituaçu
XCO AGSPORT – 2 a 4 de setembro – Coité
Metal Bike XCO – 18 de setembro – Camaçari
Nordeste Bike XCM – 25 de setembro – Capim Grosso
Latitude – 12 de agosto e 9 de setembro
Brasil Ride – entre os dias 16 e 22 de outubro – Porto Seguro
Armarider – 6 de novembro – Amargosa
1° Desafio Anguera – 20 de novembro
Cruz Bike – 4 de dezembro – Cruz das Almas
Leia Também
-
Câmara estende prazo para inscrição de concurso após problemas técnicos no portal da organizadora do processo
-
Em busca da primeira vitória, Camaçari recebe lanterna Vera Cruz pelo Campeonato Intermunicipal
-
No Polo Industrial, Ivoneide diz que lutará pela revogação das reformas nas leis trabalhista e previdenciária
-
Com casa cheia, Câmara de Camaçari retoma trabalhos legislativos do segundo semestre nesta terça-feira
-
Obra de requalificação do Centro Cultural de Barra do Pojuca é concluída
-
Sesau no Seu Bairro atenderá comunidade de Coqueiro de Arembepe e região no sábado

Parcela de agosto do Auxílio Brasil de R$ 600 começa a ser paga nesta terça-feira

Vacinação contra Covid-19 continua para todos os públicos nesta terça-feira em Camaçari

Confira lista das vagas de emprego do Simm para esta terça-feira em Salvador

SineBahia oferece vagas de emprego e estágio para Salvador, Lauro de Freitas e Mata de São João

Memorial Beatriz Barreto de Matos é inaugurado em Camaçari

Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística consolida força esportiva de Lauro de Freitas

Parceria entre Acelen e Senai abre vagas para cursos gratuitos de manutenção industrial

Câmara estende prazo para inscrição de concurso após problemas técnicos no portal da organizadora do processo

Em busca da primeira vitória, Camaçari recebe lanterna Vera Cruz pelo Campeonato Intermunicipal

Brasil tem mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra mulheres até julho de 2022

No Polo Industrial, Ivoneide diz que lutará pela revogação das reformas nas leis trabalhista e previdenciária

Festival de Artes Marciais continua até este domingo em shopping de Salvador

Com casa cheia, Câmara de Camaçari retoma trabalhos legislativos do segundo semestre nesta terça-feira

Obra de requalificação do Centro Cultural de Barra do Pojuca é concluída

Zé Ronaldo anunciará destino político em evento nesta quarta-feira

Sesau no Seu Bairro atenderá comunidade de Coqueiro de Arembepe e região no sábado

Sedur promove Oficina de Planejamento Participativo sobre o Parque das Dunas com oferta de 25 vagas

Bon Odori: 14ª edição do Festival de Cultura Japonesa acontece este mês em Salvador

Campeonato Baiano de Karatê acontece em setembro em Lauro de Freitas

Em dois dias, Unidade Móvel da Defensoria Pública reforça atendimento em Lauro de Freitas

Projeto Cras na Comunidade chega à localidade de Cancelas na quinta-feira

Polícia encontra câmera escondida instalada em poste no bairro de Periperi

Memorial Beatriz Barreto de Matos é inaugurado em Camaçari

“Vai ser resultado do meu trabalho, e tenho certeza que os baianos vão me reconduzir à Casa”, crava Júnior Muniz
