Crianças e adolescentes da comunidade de Portão, em Lauro de Freitas, terão uma nova unidade escolar voltada para a prática do futebol. Selecionada no edital do Banco do Nordeste, através da Lei de Incentivo ao Esporte, a iniciativa terá investimento de R$ 300 mil e é parte dos planos estratégicos do Projeto Humana Futebol. A escolinha deve atender cerca de 100 jovens em situação de vulnerabilidade social, que serão incentivados a desenvolver habilidades técnicas na atividade.
O projeto Escolinha de Futebol vai expandir as instalações da unidade, adquirir fardamentos, materiais didáticos e ampliar a equipe profissional, formada por professores, coordenadores, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas, e também custear o transporte escolar para garantir o deslocamento e a presença dos jovens nas aulas. Além da nova unidade em Lauro de Freitas, a escolinha realiza atividades no bairro de Castelo Branco, em Salvador.
Desde 2017, a Associação Humana Povo para Povo Brasil, que desenvolve o projeto, forma cidadãos e atletas para o futuro em todo o território nacional, e oferece oportunidades para o crescimento pessoal e profissional de jovens residentes em regiões periféricas com o estímulo às experiências esportivas.
“O futebol é um esporte coletivo e de inclusão, que muitas pessoas gostam de praticar. Quando se tem um recurso exclusivo para essa prática, conseguimos ir além do gostar das pessoas. Com a seleção do projeto pelo Banco do Nordeste, foi possível engajar mais a equipe, com material didático de qualidade, e oportunizar jovens em situações vulneráveis a estarem incluídos de forma gratuita num projeto que vem formando atletas para o futuro na vida pessoal e profissional”, ressalta Leila Flores, idealizadora do projeto.






