Fiquem conectados conosco

Artigo

Ivana Paula, a grande revelação da política, vai estrear como candidata em 2022?, por Anderson Santos

Ainda sem confirmação, estreia de Ivana como candidata vem sendo aclamada pela torcida.

Anderson Santos

Publicado

em

Ivana Paula. Foto: Reprodução

Na imprensa futebolística, o atleta que se destaca nas competições de divisão de base é comumente batizado de “grande revelação”, uma possível nova estrela.

Quando essa grande revelação é contratada para ascender à divisão profissional, seja pela equipe que a revelou ou por outra que a identificou através de seus olheiros, há uma grande ansiedade na mídia, assim como no meio futebolístico e no grande público, pela estreia dessa nova promessa.

Para levantar uma questão que está na boca do povo e nos bastidores da política camaçariense, lanço mão de uma analogia já tarimbada entre política e futebol. Trata-se de uma revelação que surgiu das divisões de base “elinaldista”. Ela, que não só foi fundamental para que seu time ganhasse o campeonato, também ganhou destaque e até entrou em campo com a braçadeira de capitã.

A grande revelação a que me refiro é Ivana Paula, primeira-dama do município. Além de ter se mostrado habilidosa, atuando com desembaraço na campanha, ela foi fundamental e se destacou chamando a responsabilidade para si e assumindo o lugar de liderança quando seu marido, então candidato, contraiu Covid-19 e precisou se ausentar da disputa eleitoral.

Mas falar da participação de Ivana Paula apenas no curto prazo de uma campanha eleitoral é muito pouco, visto que Ivana sempre atuou na vida social da cidade através de projetos sociais, e esteve ao lado de seu marido durante sua jornada política. Após a vitória na prefeitura, essa participação se ampliou, já que assumiu o desafio de ser uma primeira-dama atuante.

Ciente da crise econômica em que o Brasil estava mergulhado quando seu marido Elinaldo Araújo assumiu o comando da gestão municipal, Ivana Paula sabia que, além das políticas sociais realizadas com investimentos do poder público municipal, era necessário sensibilizar a sociedade civil para a obrigação de todos em ajudar aqueles que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade.

Além de ter assumido o papel de madrinha do social e ter acompanhado de perto os programas sociais do governo, dona Ivana, como é carinhosamente chamada, também assumiu protagonismo na formulação e planejamento de diversas dessas ações. Esse destaque no social se notabilizou nos números dos programas sociais criados e mantidos com verbas municipais, dentre os quais podemos destacar o Bolsa Social (Bolsa Família municipal), Mão Amiga, Programa Casa Melhor, executado pela Habitação, o Mais Pesca e o Mais Agricultura.

Com o surgimento da inusitada pandemia, dona Ivana mais uma vez mostrou coerência ao trabalhar pelo bem do povo. Colocando sua vida em risco, esteve ao lado de seu esposo Elinaldo, acompanhando cada ação de combate à Covid-19, além de ir pessoalmente na entrega de benefícios para os que foram mais atingidos pela crise econômica gerada.

No tocante ao trabalho, realizações e compromisso com o povo de Camaçari, o desempenho como liderança e cabo eleitoral de dona Ivana tiveram grande aprovação e repercussão popular, projetando-se como personalidade política credenciada. Nesse sentido, a possibilidade de uma candidatura é real, aclamada e não imposta, afinal, de forma clara e objetiva, Elinaldo declarou que não era sua pretensão lançar a esposa a qualquer tipo de candidatura.

Sendo assim, podemos contar com uma estreia? Ainda não sabemos ao certo, mas o que está claro é que, se lançada como candidata a deputada estadual ou federal em 2022, Ivana seria uma candidatura legítima e natural, devido à sua trajetória de vida e ativa atuação na política camaçariense no último período. A decisão deixou de ser exclusivamente familiar, visto que a conjuntura e o desempenho a tornaram uma personalidade política de destaque do grupo do prefeito Elinaldo.

Anderson Santos foi superintendente da STT, secretário de Relações Institucionais e secretário de Esportes de Camaçari. É pedagogo, analista político e presidente do PSC em Camaçari.

*Este espaço é plural e tem o objetivo de garantir a difusão de ideias e pensamentos. Os artigos publicados neste ambiente buscam fomentar a liberdade de expressão e livre manifestação do autor(a), no entanto, não necessariamente representam a opinião do Destaque1.

UNIÃO 1
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.