HIV-Aids: Sesau realiza mais de mil testes rápidos na Feira de Camaçari

Como parte das ações do Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate ao HIV Aids, a Secretaria de Saúde (Sesau), através do Centro de Referência e Especialidades em Saúde (CRES), realizou mais de 1 mil testes rápidos na estrutura montada na estrada da Feira Municipal. A ação foi encerrada neste sábado (8).

No teste rápido, além do HIV Aids são testados também os vírus da Sífilis e Hepatite B e C. Até o momento, foram detectados quatro casos de HIV positivos, mais de 30 casos de sífilis e cerca de 10 casos de Hepatite B e C. “Todos esses pacientes já foram encaminhados para o CRES, onde iniciaram o tratamento medicamentoso e o acompanhamento com infectologista, nutricionista, assistente social e psicóloga. É muito importante que as pessoas façam o teste tanto para iniciarem o tratamento como para evitarem contaminarem outras pessoas”, afirma a enfermeira e coordenadora do CRES, Carla Bressy.

O secretário de Saúde, Elias Natan, faz um alerta à população sobre a importância da prevenção. “O teste rápido é muito importante para ajudar as pessoas a descobrirem se estão infectadas e iniciarem o tratamento. Mas, nada é mais importante no combate as DSTs do que a prevenção. Então, se você vai manter relações sexuais, se previna e cuide de sua saúde e do seu parceiro ou parceira”, frisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.