Hemóveis atendem essa semana na UFBA e em Lauro de Freitas

O Serviço Médico Universitário Rubens Brasil, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), terá  uma unidade móvel da Hemoba para realizar atendimentos aos candidatos interessados em doar sangue ou fazer o cadastro de medula óssea até sexta-feira (22). Os interessados encontram o ônibus estacionado, das 8h às 17h, no endereço da Avenida Adhemar de Barro, na Ondina, em Salvador.

Outra unidade de coleta segue para o município de Lauro de Freitas e estende os atendimentos até sábado (23), também das 8h às 17h. O ponto de atendimento está instalado na Secretaria de Saúde, na Rua Praça da Matriz, Centro. As bolsas coletadas nos Hemóveis ajudam a reforçar os estoques de hemocomponentes e manter em segurança  a assistência hemoterápica do estado.

Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Além disso, é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e a apresentar documento oficial com foto. Ainda dentro das recomendações básicas, o candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), sem ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes à doação e sem fumar por pelo menos 2 horas.

As pessoas que têm tatuagens ou piercing devem esperar exatamente um ano para poder se candidatar a doar sangue. Isso porque, não se tem conhecimento do material usado na pele. Já no caso dos fumantes podem doar com até duas horas sem fumar e consumidores de álcool, para se candidatar à doação eles precisam estar, pelo menos, 12 horas sem nenhum tipo de substâncias químicas, isso também serve para usuários de THC (maconha).

Situação atualizada dos estoques de sangue 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.