Seguindo as exigências da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional, a secretária da Educação, Neurilene Martins, prestou contas do segundo quadrimestre, referentes à atividade financeira do ano de 2020. Realizada na manhã desta quarta-feira (2) por videoconferência, como medida de segurança e combate à proliferação da Covid-19, a audiência pública teve como objetivo manter a transparência diante da administração dos recursos públicos no âmbito da educação.
A prestação de contas foi direcionada à sociedade civil, aos vereadores da Câmara Municipal e, sobretudo, aos representantes da Comissão de Educação da Casa Legislativa e ao Conselho Municipal de Educação de Camaçari. Na oportunidade, a titular da pasta apresentou o balanço dos investimentos aplicados e os projetos desenvolvidos pela gestão na área educacional no período compreendido entre os meses de maio e agosto.
O diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Seduc, Francisco Lima, apresentou os dados referentes ao orçamento e à aplicação dos recursos da pasta. Conforme apresentado por ele, no período citado, foi aplicado na educação o percentual de 28,9% no índice, investindo cerca de R$ 92 milhões na pasta. Francisco informou ainda que houve um acréscimo nos recursos da Seduc em comparação com o ano passado, sendo que até o mês de agosto a pasta já havia liquidado a ordem de R$ 209 milhões.
Neurilene Martins fez questão de destacar que o ano foi marcado pela pandemia do novo coronavírus, que resultou na suspensão das aulas presenciais como forma de proteger toda a comunidade escolar da doença. “Foi um ano atípico, onde precisamos implementar, como oferta emergencial no contexto da pandemia, o projeto Mais e Melhor Educação: em Casa, o qual nos possibilitou a distribuição do Vale Merenda, do material pedagógico, dos kits escolares, da entrega do fardamento e do tênis e, principalmente, da interação com as famílias dos alunos, com a rotina de estudos em casa e a manutenção da formação continuada dos profissionais”, afirmou.