Camaçari
Com valorização de produção nacional, Sindborracha destaca preservação de empregos em assembleia na Continental
“O retorno dos impostos para os pneus importados é uma vitória dos trabalhadores”, frisa Josué Pereira.
Publicado
em
Por
Mirelle LimaO Sindicato dos Borracheiros de Camaçari, Salvador e Região Metropolitana (Sindborracha) realizou uma assembleia com os trabalhadores da Continental, na manhã desta quarta-feira (5). Entre os principais temas discutidos, o sindicato explicou a importância do retorno da tarifa de 16% para importação de pneus de carga. Em 2021, o Governo Federal havia zerado a tarifa, o que poderia ocasionar a perda de 36 mil empregos na produção nacional.
No dia 10 de fevereiro, o presidente do Sindborracha, Josué Pereira, juntamente com o secretário de finanças, Jotemildo Mário, participaram de uma reunião para debater o tema com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho e o presidente do Federação Nacional da Borracha (Fenabor), Márcio Ferreira.
Em março deste ano, foi publicada a resolução aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) que retoma a cobrança de impostos para pneus importados. “O retorno dos impostos para os pneus importados é uma vitória dos trabalhadores, nós temos uma produção nacional que merece ser valorizada, e empresa de fora não pode ocupar nosso espaço e causar a perda de emprego de tantos trabalhadores”, afirmou.
Leia também:
A conscientização sobre assédio moral e sexual foi outro assunto debatido na assembleia, com a distribuição de folhetos informativos.
O presidente do Sindborracha, Josué Pereira, ressaltou a necessidade de falar sobre o tema com os trabalhadores. “É um assunto que tá muito evidente no chão de fábrica, acontece muito e por isso produzimos um material que estamos entregando para os trabalhadores. Estamos conscientizando os trabalhadores sobre essa questão do assédio moral, pra que não aconteça, porque é muito forte isso, a gente tem denúncia de trabalhadores que sofrem isso dentro do seu setor de trabalho”, destacou.
“Há também a questão do assédio sexual que as mulheres sofrem. Às vezes a piadinha sem graça, a indireta e a gente precisa trabalhar isso, conscientizar as pessoas, o assediador e o assediado para que isso não aconteça e que a pessoa leve isso para seu local de trabalho, para sua família, nos locais onde anda. O sindicato combate isso e é por isso que nós fazemos esse trabalho aqui para que todos se conscientizem, a gente tem um diálogo muito aberto com as empresas, conversando com as empresas pra que também façam campanhas internas, para que esse comportamento mude, caso tenha acontecido junto com os trabalhadores da sua planta”, afirmou Josué.
Na assembleia ainda foi informado sobre o andamento do processo iniciado pelo sindicato em 2018 para correção do FGTS dos trabalhadores. O presidente do Sindborracha lembrou que os associados contam com atendimento jurídico gratuito.
O sindicato também anunciou uma nova parceria com o Clube Social de Camaçari. Associados terão 30% de desconto, pagando R$ 70 na mensalidade.
Durante a assembleia, Josué também reforçou o convite para a tradicional festa de 1° de maio, em homenagem ao Dia do Trabalhador, que ocorrerá na Arena 2 de Julho com uma programação especial.
Leia Também
-
BYD abre novo processo seletivo para vaga em Camaçari
-
Sindiquímica rejeita proposta do Sinpeq e anuncia novas mobilizações em fábricas do Polo Petroquímico
-
Sedec e Senac promovem cursos e workshops gratuitos em Camaçari; saiba mais
-
“As pesquisas comprovam o sentimento de mudança que vemos nas ruas de Camaçari”, diz Caetano sobre liderança
-
Ciat disponibiliza novas vagas para Camaçari; confira
-
Ponto Certo recebe ações do Sesau Fila Zero Itinerante até quarta