Diante dos protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, o Teatro Castro Alves (TCA) transferiu para o ambiente digital os seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. Entre os dias 26 e 30 de outubro estão abertas as inscrições para cursos musicais promovidos em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado (Funceb). Os cursos têm encontros ao vivo, através da plataforma Zoom, e os interessados devem garantir vaga por meio do preenchimento de formulário disponível no site do TCA.
A trajetória terá duração de um mês, com aulas realizadas no período de 16 de novembro até 18 de dezembro. São oferecidas três turmas, com duas aulas semanais cada, totalizando 185 vagas: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30, e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30 – os três professores são músicos vinculados à Osba.
Desde maio, duas edições foram realizadas, atendendo mais de 500 pessoas de diversas cidades da Bahia e do Brasil. Agora, será aberta uma nova temporada de ensino a distância para interessados em adentrar neste mundo (não é necessário conhecimento prévio). O propósito é justamente de introdução à apreciação musical e à prática de instrumento.