Caminhada antecede campanha de combate a Hanseníase em Vila de Abrantes

Abrindo o calendário de campanhas na área da saúde, nesta terça-feira (29), às 8h30 será realizada a 1ª Caminhada de Apoio a Eliminação da Hanseníase em Camaçari. O ato terá início na Prefeitura Avançada da Orla, em Vila de Abrantes, e seguirá em direção ao Distrito Sanitário, na Avenida Tiradentes.

A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa das mais antigas da humanidade, causada por uma bactéria, a Mycobacterium leprae (bacilo de Hansen), e se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermato neurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. O diagnóstico é essencialmente clínico e epidemiológico e o tratamento custeado pelo SUS.

Enfermeira sanitarista e coordenadora do grupo de trabalho contra Tuberculose e Hanseníase da Sesau, Ana Iara explica que “em Camaçari o tratamento está descentralizado para todas as unidades de saúde (UBS e PSF). A rede está bem articulada e os profissionais das unidades solicitam avaliação da referência secundária para diagnóstico diferencial, acompanhamento de casos graves ou intercorrências durante o tratamento. Já existe uma agenda específica para estas avaliações”.

A infecção por hanseníase pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece.

Outras campanhas

Entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, a Secretaria de Saúde (Sesau) ofertará à população testes rápidos para diagnosticar casos de Hanseníase, Sífilis e HIV.

Os atendimentos estarão disponíveis de acordo com o calendário, das 9h às 14h:

Quinta-feira (31), Centro Social Urbano (CSU) no Gravatá; sexta (1º), Missão Vida em Barra do Pojuca; quarta (6), Unidade de Saúde da Família do Parque Verde 2 e quinta (7), na Associação de Moradores de Massaranduba.

Ao longo do mês de fevereiro, será a vez da campanha nas escolas e comunidades, que receberão panfletos que contém as orientações necessárias para caso uma pessoa identifique manchas no corpo, procure um posto de saúde para realizar um exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.