Camaçari: vereadores defendem mudança do campus da UNEB para o Centro da cidade

O campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Camaçari está localizado no bairro do Santo Antônio, às margens da BA-512, no km 15, em uma das vias de saída e acesso ao município. Local de difícil acesso para estudantes e professores.

Em pauta na sessão de hoje (11), na Câmara Municipal de Camaçari, vereadores aprovaram por unanimidade a indicação nº 1005/2018, de autoria do vereador Marcelino (PT), que solicita ao prefeito Elinaldo Araújo (DEM) que envide esforços para disponibilizar o espaço do Laboratório Tecnológico Automotivo (LTA), onde hoje funciona o Senai, na Rua Eixo Urbano Central, para a instalação da UNEB.

“É uma preocupação de todos os estudantes”, pontuou o petista. No entanto, o vereador Rui Magno (DEM) afirmou que o prédio já tem destinação definida. De acordo com o parlamentar, com a mudança da sede do Senai para as proximidades do IFBA, o prédio será utilizada para área da saúde e serviço social do município, numa parceria entre o Senai e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) – informações que teriam sido passadas pelo secretário de Governo, José Gama, na última sexta-feira (7).

“Eu ia colocar em pauta isso, mas tirei […]. Infelizmente este imóvel já tem um destino, um destino injusto, mas nós temos que continuar lutando para trazer a UNEB para o Centro da cidade”, defendeu o demista. “Eu não sabia, Rui [Magno] me informou agora pela manhã que o imóvel seria usado pela saúde já”, declarou Marcelino.

Mesmo assim, o vereador Marcelino acredita que esta situação não impede uma discussão entre os governos do Estado e Municipal para encontrar outro lugar. Ele lembra que anteriormente foi cogitada a possibilidade de construir uma sede própria, também próxima ao IFBA, porém a obra custaria cerca de R$ 20 milhões.

O vereador Gilvan Souza (PR) acredita que a mudança de endereço da universidade irá “movimentar o Centro da cidade”, gerando emprego, renda e fomentando a economia.

“Essa realidade precisa ser modificada, as universidades precisam estar mais próximas, mais amparadas pelo poder público”, pontuou o vereador Oziel Araújo (PSDB), ao lembrar que o campus da UFBA em Camaçari também será instalado naquela região. “A UNEB e a UFBA estão na outra extremidade do município, onde o crescimento ainda não chegou”, frisou.

Para o presidente da Casa é necessário pensar em proporcionar bem-estar, qualidade e segurança aos alunos e seguir exemplos de outras cidades como Lauro de Freitas, aonde as faculdades estão localizadas no centro em locais de fácil acesso, principalmente por meio de transporte público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.