Camaçari: em procissão, milhares de fiéis celebram São Thomaz de Cantuária

Fé e alegria marcaram a procissão de São Thomaz de Cantuária realizada nesta terça-feira (7) em Camaçari. Devotos do padroeiro do município seguiram da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe no bairro Novo Horizonte até a Praça Desembargador Montenegro, onde foi celebrada a Missa Solene de encerramento dos festejos. Milhares de pessoas acompanharam o trajeto, regado de cânticos e orações para homenagear o santo católico.

O Diácono Kal Tedesco, representante da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, destacou que é importante seguir a mensagem deixada pelo santo.

Diácono Kal Tedesco. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

“A importância da procissão sair daqui da igreja e ir até a Catedral é que nós vamos mostrando a nossa fé e celebrando o padroeiro. Ele deu a sua vida pela igreja, sua entrega total, e qual a mensagem que temos que levar disso? Ser igreja, ser evangelho”, ressaltou.

Padre Osmar Júnior. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Padre e pároco da Paróquia São Tomaz de Cantuária, Catedral de Camaçari, Osmar Júnior enfatizou que hoje a Diocese do município atende oito cidades. “O sentimento é de alegria, de esperança, no início deste novo ano, como de costume todos os anos nós nos reunimos para celebrar aquele que não é mais hoje só padroeiro de Camaçari, mas de uma Diocese que compõe oito municípios”, contou.

Bispo Dom Petrini. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Para o bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, a festa é o verdadeiro início do ano, que traz muita alegria para toda população. Ele afirmou que ver a cidade reunida na data é algo para ser lembrado.

Ouça

 

Fiéis de diversas idades acompanharam a procissão, marcada por olhares de esperança para o novo ano e gratidão por tudo que já se foi alcançado.

Verônica Caprilhoni. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Aos 65 anos, Verônica Caprilhoni, aposentada, participou da celebração pela terceira vez. “Eu tenho todos os sentimentos por São Thomaz de Cantuária, para nós camaçarienses esse é um momento muito especial, é o momento de celebrar a fé”, disse.

Maria Eduarda. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

De acordo com a estudante Maria Eduarda, 16 anos, homenagear o padroeiro da cidade é manter viva as raízes culturais.

Ouça

 

Marcelo dos Santos. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

O comerciante Marcelo dos Santos, 46 anos, contou que é importante incentivar a presença masculina na igreja. “Hoje os homens estão presentes nas celebrações da igreja, nós tentamos aumentar sempre essa presença, pois é importante estar acompanhando”, explicou.

São Thomaz de Cantuária. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Além da tradicional imagem de São Thomaz de Cantuária, bandeiras e esculturas de outras figuras católicas abrilhantaram a procissão. Havia imagens de Santa Dulce dos Pobres, Menino Jesus, São José e Nossa Senhora do Divino Pranto.

Durante a Procissão diversas autoridades políticas marcaram presença, entre elas o prefeito Elinaldo Araújo (DEM), que estava acompanhado de servidores e vereadores do município.

Elinaldo Araújo, prefeito de Camaçari. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

O gestor fez pedidos ao padroeiro e ressaltou a importância dos festejos. “Pedir ao nosso padroeiro que nos abençoe, momento de muita importância para mim e para a cidade, é um momento para fazer uma reflexão do que acertamos, do que erramos, de tudo que passou e que esse seja um ano de realizações em nossa cidade”, ressaltouElinaldo também garantiu a entrega de obras prometidas pelo governo ainda este ano.

Ouça 

 

Representante da Igreja Católica no Legislativo Municipal, o vereador Adalto Santos também participou da procissão. 

Adalto Santos, vereador. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Em entrevista ao Destaque1, Adalto falou sobre o dia do padroeiro e sua atividade no meio.

Ouça 

 

O político, que está sem partido, revelou que ainda não definiu em qual legenda irá se filiar para disputar as eleições de outubro, mas adiantou que apoiará o prefeito Elinaldo Araújo.  

Ouça

 

Na avaliação do vereador e presidente da Câmara Municipal, Jorge Curvelo (DEM), a festividade é um bom momento para dar início ao novo ano. 

Jorge Curvelo, presidente da Câmara. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Ouça 

 

Sobre o ano eleitoral, o democrata sinalizou quais são as expectativas para a disputa política. 

Ouça 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.