Camaçari: combater a violação de direitos dos advogados é o principal desafio da OAB, afirma Paulo Carneiro

Presidente da subseção de Camaçari da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Paulo Carneiro, 37 anos, atua como advogado há 15 anos. Natural de Feira de Santana, Carneiro chegou à Camaçari com 15 dias de vida. Possui especialização em direito penal e também leciona em faculdades da região.

Em entrevista ao Destaque1, o presidente, que atualmente está em seu segundo mandato, contou sobre a experiência na OAB e como lida com os desafios profissionais e da gestão.

Paulo Carneiro ainda falou sobre a audiência pública que será realizada na próxima segunda-feira (29) e a nova sede da subsecção de Camaçari, inaugurada no dia 10 de julho.

Destaque1 – Como tem sido a experiência de presidir a subseção de Camaçari da OAB? Qual o seu sentimento?

Paulo Carneiro – Tem sido uma experiência extremamente gratificante, é um trabalho árduo, como qualquer outro trabalho de gestão de pessoas, de gestão de demandas, conflitos, problemas, festejos, porque nós temos também os nossos momentos de festejo. Eu não tenho dúvidas que para os advogados da subseção, para mim especialmente e para toda a diretoria, tem sido um momento de aprendizado, embora você contribua com sua experiência, você também aprende com as pessoas envolvidas. No exercício da presidência, você tem um trabalho de gestão que não é só com os advogados, é com a comunidade, porque a comunidade nos procura, porque a OAB é um órgão de credibilidade, nós temos demandas sociais, que as partes vão procurar o Ministério Público, mas também vêm aqui, então temos que atuar com base nos fins sociais. Há o relacionamento com os membros do poder judiciário, com membros do Ministério Público, com membros da segurança pública, tendo em vista que nós precisamos fazer essas interações para resolver diversos tipos de problemas, desde condutas éticas inadequadas dos advogados, até condutas das partes envolvidas. Há uma gama muito vasta de atuação, e também estamos aqui para ouvir a população.

Paulo Carneiro, presidente da OAB subseção Camaçari. Foto: Lenielson Pita

D1 – Quais os principais desafios que é preciso enfrentar no seu trabalho?

 

D1 – A OAB de Camaçari irá realizar uma audiência pública para debater a reforma da Previdência, como surgiu essa ideia?

PC – O objetivo dessa audiência publica é justamente debater o texto aprovado, esse texto que foi aprovado na Câmara dos Deputados, porque, até então só tinham propostas. Então o objetivo dessa audiência é discutir esta aprovação, que aconteceu agora nessa primeira etapa, vamos discutir os impactos para os trabalhadores urbanos e rurais, chamar a sociedade civil, para que efetivamente, as pessoas possam ficar bem informadas. Queremos trazer essa discussão pra mais perto, dos advogados, da sociedade civil, como toda audiência pública, para vir conhecer, porque o grande problema do Brasil hoje é a difusão da informação, o brasileiro às vezes tem uma série de direitos, mas não conhece, e obviamente essa reforma vai gerar impactos, então, nada melhor do que fazermos esse trabalho de divulgação, de debate, para que a comunidade como um todo, não só a parte jurídica, tenha noção do que efetivamente essa reforma pode impactar nas nossas vidas.

D1 – Qual o sentimento da conquista dessa nova sede para a OAB?  

 

Sede da OAB Subseção Camaçari. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

D1 – Qual a mensagem que o senhor pretende deixar para a população de Camaçari?

PC – Dizer a toda comunidade de Camaçari, que esse espaço, como eu disse no dia da inauguração, não é só um espaço físico, ele é um espaço que representa os anseios, os sonhos, dos advogados da subseção, é uma marca da OAB, é uma espaço de acolhimento aos advogados e advogadas, estagiários, mas também a toda comunidade. A OAB tem um trabalho social muito forte, temos diversas comissões temáticas, temos comissão dos direitos humanos, comissão do idoso, comissão de prerrogativas, comissão de proteção ao consumidor, então nós temos vários trabalhos sociais e administrativos, porque afinal, esse é um espaço que atende toda a comunidade de Camaçari e de todas as cidades que abarcam a subseção de Camaçari.

Paulo Carneiro, presidente da OAB subseção Camaçari. Foto: Lenielson Pita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.