Fiquem conectados conosco

Geral

Camaçari celebra Julho das Pretas com ações de empoderamento

Mirelle Lima

Publicado

em

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), mulheres negras representam 25,3% da população brasileira, entretanto, ainda há desigualdade nos espaços ocupados por elas. Para dar visibilidade às situações de desigualdades de gênero e raça, foi instituído em 1992, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.

No Nordeste, o mês de julho é repleto de atividades para comemorar a data, intitulada de Julho das Pretas, a agenda foi criada pelo Instituto da Mulher Negra da Bahia, em 2013. Em Camaçari, diversos movimentos são realizados para fortalecer a representatividade e o empoderamento das mulheres negras.

O estúdio de beleza especializado em cabelo crespo e tranças, Afrodara promove durante todo o mês, uma enquete com suas clientes negas para que possam contar como se sentem usando seus cabelos naturais ou tranças, em uma sociedade em que o racismo faz as mulheres negras rejeitarem sua ancestralidade, suas raízes e identidade.

View this post on Instagram

Nesse mês de julho, mês que se comemora o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Salão @afrodaras resolveu fazer uma enquete com suas clientes NEGRAS para cada uma falar como elas se sentem usando seus cabelos naturais ou tranças, numa sociedade onde o embranquecimento é forçado, onde o elogio do liso e o racismo fazem as mulheres negras rejeitarem sua ancestralidade, suas raízes e identidade. Por isso, achamos importante deixa cada uma falar como se sente. Cliente @annealves79 . . . . . #mesdamulhernegra. #camacari #mulhernegra #negra #crespo#crespa #cacheadas #dread #boxbraids #boxbraidsbrasil #tranças #aceitaçao #aceitacao #empoderada #camaçari #bc #transicao #transiçãocapilar #empoderamento #empoderamentoafro #empoderamentofeminino #mulhernegracarimbenha #mulhernegralatinoamericana #mesdamulhernegralatinoamericanacarimbenha #mesdamulher #julho #belezanatural #melanina #puramelanina #afrodaras

A post shared by Studio de Beleza Afrodaras (@afrodaras) on

O Coletivo Tua Dor Nossa Luta também promove ações de empoderamento durante o mês de julho. Em sua página no Instagram, o grupo recebe indicações de mulheres negras de Camaçari e realiza homenagens a elas.

A partir da Lei nº 12.987/2014, no dia 25 de julho, também e celebrado no Brasil, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma importante líder quilombola que viveu durante o século 18.

UNIÃO 1
CAMAÇARI CARD
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.