Fiquem conectados conosco

Geral

Bandeira Azul: Camaçari é a única cidade do Nordeste com dois selos do programa

O selo é um prêmio ecológico concedido às praias, marinas e embarcações de turismo.

Avatar

Publicado

-

Foto: Reprodução

O município de Camaçari foi avaliado pelo Júri Internacional Bandeira Azul e obteve a certificação de qualidade ambiental, balneabilidade e segurança para a praia de Itacimirim e a renovação do selo para Guarajuba. Com essa decisão, Camaçari se torna o único município do Nordeste com duas certificações. Após validação do júri nacional, a comissão internacional deliberou e o resultado foi divulgado na tarde de segunda-feira (19).

A decisão foi tomada após análise de documentos, adequações estruturais e estudo de qualidade da água. Neste quesito, foi fundamental a parceria da Cetrel, que fornece a análise da água quinzenalmente. Para garantir o título, tanto as praias em fase piloto quanto as praias certificadas precisam manter o padrão de qualidade de suas águas.

O Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido às praias, marinas e embarcações de turismo. A conquista foi comemorada pela secretária do Turismo, Lucia Bichara. “O projeto Bandeira Azul está diretamente ligado à preservação de espaços naturais, envolvendo toda a comunidade na tomada de ações conscientes em relação ao meio ambiente. Além da preservação natural, a certificação é extremamente positiva ao turismo da praia, pois atrai visitantes mais exigentes e conscientes”, explica. 

Além da importância ambiental, a secretária destaca os benefícios turísticos que essa visibilidade proporciona. “É importante registrar que existem no Brasil somente 18 praias com o Selo Bandeira Azul, e a nossa costa de Camaçari possui duas delas, Guarajuba e Itacimirim, proporcionando benefícios ambientais, sociais e econômicos para o nosso município”, sinaliza Lucia Bichara. A ampliação do perfil de visitantes da orla do município e maior visibilidade internacional do destino estão entre as estratégias da pasta para o desenvolvimento do turismo na cidade. 

Esse diferencial também é destacado pelo turismólogo Pablo Nogueira, responsável técnico pelo acompanhamento do processo de certificação. “Ter duas praias certificadas é um marco para a Bahia, pois demonstra que Camaçari, como destino, busca elevar a qualidade de seu produto turístico tendo a sustentabilidade como base de seu desenvolvimento da atividade turística. Camaçari entra no seleto grupo de cidades com duas certificações e passa a oferecer a turistas e visitantes uma forma única de gestão litorânea”, analisa o técnico. 

Receber a Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. 

Requisitos

Para alcançar o título, Camaçari teve que se adequar e corresponder a 32 critérios, relacionados à limpeza, segurança, proteção ambiental, balneabilidade e condições sanitárias. Dentre esses requisitos, está a instalação de banheiro em condições de higiene, manutenção e destinação correta de descarga, sem contato com o mar ou areia. O não cumprimento de um único requisito pode acarretar na perda do direito de hasteamento da bandeira, ato que, este ano, acontecerá após o dia 16 de novembro, devido às restrições relativas ao processo eleitoral. 

CAMAÇARI CARD
SUPERLIMP
Natal Boulevard 300×250

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.