Cultura e Entretenimento
Balé Folclórico lança festival e volta aos palcos com novo espetáculo
Veja a programação completa.

Publicado
em
Por
Redação
Depois de mais de dois anos sem se apresentar e de quase encerrar definitivamente suas atividades, o Balé Folclórico da Bahia (BFB) realizará o Festival Balé Folclórico da Bahia. O evento acontece entre os meses de abril e novembro deste ano, com shows, exposição e uma programação socioeducativa com oficinas gratuitas em dez comunidades de Salvador e Lauro de Freitas.
A companhia contou com a ajuda de artistas, admiradores e da população através de uma vaquinha virtual para se manter nos dois últimos anos. “Agora, graças à Lei de Incentivo, ao patrocínio da iniciativa privada e a inúmeros apoios, o Balé Folclórico da Bahia volta com uma programação extensa, robusta, que contempla da formação do seu novo corpo de baile a uma estreia mundial prevista para novembro, no TCA”, declara Walson Botelho, mais conhecido como Vavá Botelho, fundador e diretor-geral da companhia.
O Festival conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem os patrocínios do Banco Votorantim e do Instituto Cultural Vale.
Oficinas
Além do aprendizado, os participantes das oficinas terão também a oportunidade de participar de audições para integrar o Balé Folclórico da Bahia. “A partir dessas oficinas vamos também identificar talentos, que podem compor o novo corpo de baile da companhia”, explica o diretor do Balé.
As inscrições para as oficinas são gratuitas, e para participar é preciso ter no mínimo 16 anos de idade e preencher a ficha de inscrição. Não é preciso ter formação prévia em dança ou percussão. Cada oficina tem duração de seis dias e as aulas acontecem de segunda-feira a sábado: segunda a sexta das 18h às 21h e no sábado das 14h às 17h.
O início das oficinas de dança afro-brasileira e percussão é no dia 18 de abril, com finalização no dia 18 de junho. Veja programação:
- Pelourinho – Teatro Miguel Santana – 18 a 23 de abril
- Bairro da Paz – Programa Avançar – 25 a 30 de abril
- Cajazeiras – Boca de Brasa Cajazeiras – 2 a 7 de maio
- Lauro de Freitas – Centro Cultural Lauro de Freitas – 9 a 14 de maio
- Ribeira – Mercado Iaô – 9 a 14 de maio
- Garcia – Colégio Edgar Santos – 16 a 21 de maio
- Plataforma – Teatro de Plataforma – 23 a 28 de maio
- Vista Alegre – Subúrbio 360º – 30 de maio a 4 de junho
- Abaeté – Malê Debalê – 6 a 11 de junho
- Liberdade – Ilê Aiyê – 13 a 18 de junho
Volta aos palcos
A volta do Balé Folclórico da Bahia ao palco do Teatro Miguel Santana, sede da companhia no Pelourinho, acontece no dia 25 de abril, às 19h, com uma apresentação especial para convidados. As apresentações para o público pagante serão a partir do dia 29 de abril, às 19h.
“Neste primeiro momento o Balé fará apresentações três dias da semana, às segundas, quartas e sextas, às 19h, como uma forma de testar esse novo momento pós-pandemia, quando o fluxo de turistas na cidade ainda caminha a passos curtos. Com o passar do tempo e a depender das mudanças que ocorram no mercado turístico, o BFB aumentará os dias de apresentação, até voltar ao antigo esquema de espetáculos diários”, esclarece Vavá Botelho.
Os ingressos terão o mesmo valor de 2020, com a meia-entrada promocional valendo para todos. O valor do ingresso promocional será de R$ 60.
Por 27 anos, a companhia se apresentou em seu teatro diariamente, durante todo o ano. Os espetáculos eram encenados de segunda a sábado. Com a pandemia, essas apresentações foram suspensas, mas retornarão neste mês.
O Balé que você não vê
A partir de 1º de julho até 15 de novembro, o desafio da companhia é preparar o novo corpo de baile e remontar as coreografias para o novo espetáculo, “O Balé que você não vê”.
O espetáculo é composto pelas novas coreografias, Bolero, Okan, 2-3-8 e também por Afixirê, reconhecida internacionalmente e criada por Rosângela Silvestre em 1990, quando o BFB foi contemplado com o Prêmio Fiat e recebeu apoio da Fiat do Brasil para montagem de nova coreografia.
“São montagens que foram criadas para o espetáculo comemorativo dos 30 anos da companhia, mas na época, por falta de patrocínio, não estreamos”, revela Vavá Botelho. “O espetáculo ‘O Balé que você não vê’ é inspirado na luta diária de uma companhia profissional para se manter, tanto financeira como tecnicamente. Além de toda preparação técnica para dança, música, capoeira, canto e teatro, os bailarinos da companhia não aprendem apenas dança afro-brasileira, eles recebem preparação para dança clássica, dança moderna e contemporânea. É um trabalho árduo e permanente”, conta.
Nesta fase, a remontagem será feita com os bailarinos que permaneceram na companhia desde o início da pandemia (muitos tiveram que buscar novas formas de trabalho e deixaram o grupo) e com os possíveis novos integrantes selecionados a partir das oficinas que acontecerão nas 10 comunidades atendidas pelo projeto Festival Balé Folclórico da Bahia.
Os espetáculos serão apresentados na Sala Principal do TCA de 17 a 20 de novembro. No dia 17 a sessão será gratuita para escolas públicas das redes municipal e estadual. Nos dias 18 e 19 o espetáculo será às 21h, e no dia 20 às 20h.
Além da estreia do espetáculo, o BFB irá inaugurar a exposição “O Olhar do Tempo”, com curadoria e projeto de Rose Lima, que contará através de uma exposição interativa a história dos 34 anos da companhia. A exposição será aberta ao público no dia 1º de novembro e ficará durante todo o mês aberta ao público no Foyer do TCA, com entrada gratuita.
Leia Também
-
Whindersson Nunes traz para Salvador espetáculo “Isso não é um culto”
-
Espaço Kids e Rancho do Pipo são opções para diversão infantil no Boulevard Shopping
-
São Pedro de Dias d’Ávila começa nesta quinta-feira; confira programação
-
Confira programação completa dos festejos de São Pedro no Parque de Exposições de Salvador
-
Grand Prix de Judô acontece pela primeira vez em território brasileiro neste fim de semana
-
Programação junina do Boulevard Shopping será encerrada nesta semana

Ivandel Pires promove encontro em apoio a Kátia Oliveira e reúne mais de mil pessoas no espaço Armazém

Aulas de escola em Dias d’Ávila são suspensas após desabamento parcial de telhado

Aleilton Guimarães é eleito presidente da Associação Comunitária Coqueiro de Arembepe

Recadastramento do Transporte Universitário de Camaçari começa nesta terça-feira

Veja as vagas de emprego SineBahia para Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho

Professora Angélica acusa Dentinho do Sindicato de racismo e assédio moral

Juiz César Augusto inspeciona área do Parque das Dunas de Abrantes e Jauá

Exposição apresenta imagens inéditas da visita de José Saramago em Salvador

Suspeitos de matar pastora e filho em Conceição do Jacuípe são presos em Itinga

Cinemark Camaçari terá sessões nos três turnos de ‘Thor: Amor e Trovão’

Lenine chega com turnê “Rizoma” na Bahia

CBF aumenta premiação de clubes do Brasileirão Série D

Rodrigão pode desfalcar Vitória no jogo contra São José

Jerônimo fará plenária em Simões Filho na quinta-feira

Em Brasília, Elinaldo discute impacto das decisões federais em Camaçari

Rede de proteção à criança e ao adolescente de Camaçari passará por formação em Libras para atender comunidade surda

Por maioria, TRE-BA mantém cassação do mandato de Val Estilos

Prazo para pagamento em cota única da TFF encerra neste domingo

Pesquisa aponta ACM Neto com 58% das intenções de voto

Recadastramento do Transporte Universitário de Camaçari começa nesta terça-feira

Simm tem mais de 30 vagas de emprego e estágio nesta terça-feira

Pelourinho recebe nova edição do Afrobaile neste fim de semana

Vanessa da Mata faz show em Lauro de Freitas no dia 16 de julho

Campeonato Brasileiro de Boxe Elite segue até dia 10 de julho
